12 regras financeiras

12 de março de 2013

13

1. Planeje seu futuro –  Dedique seu tempo à anotação das suas metas financeiras juntamente com um plano financeiro para alcançá-las.
2. Não espere receber alguma coisa em troca de nada – Seja cauteloso em relação aos anúncios, vendedores e outras ofertas financeiras que prometem algo grátis.
3. Os retornos altos também significam riscos altos – Saiba que ninguém paga rendimentos altos em algo seguro. Na maioria dos casos, quanto mais alta a taxa de juros oferecida, maior será o risco de você perder parte do dinheiro investido ou mesmo a totalidade. A diversificação de ações é a maior proteção contra riscos.
4. Conheça o valor líquido dos seus rendimentos – Antes de se comprometer com despesas altas, calcule o valor dos rendimentos. Os rendimentos líquidos, depois dos descontos obrigatórios, são mais importantes na hora de fazer seus cálculos que os rendimentos brutos antes de descontos.
5. Compare taxas de juros – Procure informação sobre as taxas de juros de múltiplos serviços financeiros para obter a maior valorização para seu dinheiro.
6. Invista em você em primeiro lugar – Antes de pagar as contas e outras obrigações financeiras, separe um valor que você pode economizar por mês em contas designadas para metas a longo prazo e fundos de emergência.
7. Seu crédito passado é seu crédito futuro – Esteja consciente de que as agências de crédito guardam relatórios de crédito que documentam seu histórico de pagamentos de empréstimos. A informação negativa em relatórios de crédito pode afetar sua capacidade de solicitar um empréstimo num momento futuro.
8. Comece a economizar desde cedo – Saiba que o valor total das suas economias é determinado tanto pelos juros quanto pelo período de tempo dedicado a poupar. Quanto mais cedo você começar a poupar, maiores serão os recursos que você conseguirá acumular ao longo do tempo.
9. Faça seguros – Compre uma apólice de seguros para evitar perder tudo depois de uma crise financeira decorrente de uma doença ou de um acidente. Um plano de seguros deve fazer parte do seu plano financeiro pessoal.
11. Faça um orçamento – Faça um orçamento anual para identificar rendimentos e despesas inesperadas, incluindo suas economias. O orçamento vai guiar suas ações para viver dentro dos seus rendimentos.
12. Não peça emprestado o que não puder pagar – Seja um tomador de empréstimos responsável que paga conforme prometido, mostrando que merece crédito no futuro. Antes de pedir um empréstimo, compare suas obrigações totais de pagamento com seus rendimentos disponíveis para fazer esses pagamentos.

Fonte: http://www.consumidorconsciente.org