Os presentes comprados para os namorados são mais caros que os das mães e também que os do Natal, de acordo com pesquisas do varejo sobre a intenção de gastos do consumidor.
Estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil aponta que o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100 neste dia dos Namorados. A pesquisa do Dia das Mães da entidade apontava para uma expectativa de gasto médio de R$ 80. Já no Natal de 2012, o valor do tíquete médio previsto era de R$ 83.
Só no Rio de Janeiro, a pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) aponta que os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 150. No Dia das Mães deste ano, o valor era de R$ 120, no Natal do ano passado, de R$ 130.
De acordo com o CDL-Rio, o motivo do valor maior na data é o tipo de presente: como compras de celulares, itens esportivos (tênis etc) e joias, além dos aumentos normais dos produtos.
Na cidade de São Paulo, pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) aponta que o valor médio do presente de Dia dos Namorados neste ano será de R$ 64.
No dia das Mães deste ano o valor médio foi de R$ 62, o mesmo do ano passado e, no Natal de 2012, o ticket médio foi de R$ 60.
De acordo com a federação, como a data possui um grupo menor de presenteados, as pessoas tendem a aumentar o valor do gasto.
Fonte: G1 – Economia