Por Laecio Barreiros*–
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore
“Tenho uma microempresa há pouco mais de 10 anos. Meu dilema é: como calcular minha margem de lucro? O que deve sobrar para a minha empresa do preço final do produto?”
(Antonio Carlos da Função )
Para responder esta questão, vamos primeiro revisar dois conceitos fundamentais:
Lucro:
É o retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa nos negócios.
Formação de preço de vendas:
Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e geração do lucro desejado. É como dizer que a partir da venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à empresa, sejam eles: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional e, assim, obtendo determinado lucro.
Em outras palavras, para determinar o que deve sobrar para sua empresa no final é necessário primeiro entender os conceitos citados e, a partir daí, traçar sua meta de remuneração do capital investido, ou seja, o “seu lucro”. A questão é: quanto eu espero que determinado produto gere de lucro para que eu invista no negócio?
Lembrando sempre que, na outra ponta, está o mercado – clientes que atuam de forma concorrencial e influenciam o preço final dos produtos. De nada adianta colocar ou desejar uma margem de lucro muito alta se o mercado não aceita, por isso tratamos esta situação como uma variável não controlada. Você deve então colocar seu foco nas variáveis que pode e deve controlar dentro da sua empresa e da sua estrutura de formação de preços, que são os custos fixos e variáveis.
Como calcular a margem de lucro média para a sua atividade:
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore. Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. Salientamos que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Exemplo:
Preço de Venda | R$ 20,00 | 100% |
(-) Impostos s/Vendas | R$ 2,00 | 10% |
(-) Custo das Mercadorias Vendidas | R$ 9,00 | 45% |
(-) Despesas Variáveis | R$ 3,00 | 15% |
(=) Margem de Contribuição | R$ 6,00 | 30% |
(-) Despesas Fixas | R$ 4,00 | 20% |
(=) Lucro | R$ 2,00 | 10% |
Outra forma de calcular o preço de venda é utilizar o conceito de Mark-up, que é valor desejado de margem de lucro adicionado ao preço de custo do produto, vejamos um exemplo prático:
Valor de custo do produto ( MP e Diretos ) | R$ 9,00 | 45% |
(+) Despesas Variáveis | R$ 1,00 | 10% |
(+) Despesas Fixas | R$ 2,25 | 20% |
Subtotal | R$ 12,25 | |
Mark-up intermediário | R$ 5,75 | 32% |
Impostos | R$ 2,00 | 10% |
Valor do preço final do produto | R$ 20,00 | |
Mark-up Divisor Total ( fator ) | 0,45 |
Recapitulando, Mark-up é um valor originalmente adicionado ao custo, portanto ao calcular seu valor devemos fazê-lo usando o chamado calculo por dentro, ou seja, dividir pelo fator para adicionar o valor encontrado ao próprio preço.
No exemplo, apuramos um fator de Mark-up de 0,45 que, ao aplicarmos diretamente ao preço de custo, teremos o valor de venda direto: R$ 9,00 dividido por 0,45 = R$ 20,00
Bons Negócios,
* Laecio Barreiros é contador com MBA em Finanças, diretor da L&Barreiros Controladoria, especializada em Planejamento, Finanças e Contabilidade para pequenas e médias empresas