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13 de agosto de 2013

Serviços feitos no ambiente de trabalho que facilitam a vida dos funcionários — como entrega de comida, sessões de massagem e aulas de maquiagem — estão à disposição de pequenas e médias empresas. Veja como contratá-los

Maciel Rodrigues, da Raio Visual: Menos gastos em contratações
Maciel Rodrigues, da Raio Visual: Menos gastos em contratações

São Paulo – Os funcionários de grandes empresas costumam ter máquinas de café, lanchonetes e professores de idiomas à disposição no ambiente de trabalho. Já os empregados de negócios de menor porte muitas vezes precisam se deslocar para desfrutar disso tudo.

Alguns desses serviços podem ser contratados por pequenas e médias empresas, mas antes de procurá-los é importante consultar os funcionários sobre as facilidades que deveriam ser oferecidas. “Eles devem ser livres para decidir se querem usar os serviços”, diz Rogério Saffi, consultor em recursos humanos.

Em muitos casos, os empregados interessados pagam uma parte ou o total dos custos do serviço. Geralmente a contratação da facilidade é feita pelo departamento de recursos humanos. Como negociam contratos para muitos interessados, é possível conseguir descontos sobre os preços dos atendimentos individuais.

Na rede mineira de lavanderias Quality, por exemplo, funcionários de empresas conveniadas podem pagar até 15% menos sobre os valores cobrados dos clientes comuns. Veja a seguir alguns prestadores de serviços que atendem negócios de pequeno e médio porte, exemplos de empresas que oferecem as facilidades no ambiente de trabalho — e os benefícios da iniciativa para seus funcionários.

Aulas de ioga para reduzir pedidos de demissão

Todos os anos, pediam demissão 10% dos 150 funcionários da Raio Visual, empresa paulistana que aluga mobília para eventos. “Eles ficavam estressados com a rotina puxada”, diz o sócio Maciel Rodrigues, de 41 anos. “Eu demorava meses para treinar novos empregados.” No começo do ano, Rodrigues instalou uma sala de lazer com tatames e poltronas.

O espaço recebe semanalmente aulas de ioga. O investimento na sala foi de 50.000 reais. As sessões de ioga custam à empresa 1.500 reais por mês. “É impressionante o retorno do investimento”, diz Rodrigues. Neste ano não houve pedidos de demissão. “As aulas

Funcionários mais produtivos

O empreendedor Jimmy Cygler, de 64 anos, decidiu há seis meses contratar quatro massagistas para os 472 funcionários da Proxis, empresa de atendimento ao cliente sediada em São Paulo. “O trânsito, as cobranças e o ritmo acelerado da cidade tiram as pessoas do sério”, diz ele.

“As massagens acalmam os nervos.” O custo da sala foi de 20.000 reais, além de cerca de 9.000 reais mensais em salários dos massagistas, que trabalham todos os dias. “Os funcionários estão mais motivados”, diz Cygler, que prevê para 2013 o triplo da receita em relação a 2012. “O ânimo revigorado dos funcionários nos ajudou a conquistar sete novos clientes.”

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Fonte:  Exame

 

Por Antônio Carlos Santomauro e Fabrício Bernardes, da