Como começar um negócio na internet?

3 de abril de 2012


Especialista dá dez dicas para quem pensa em abrir uma empresa digital

Para responder a esta questão, recorri a algumas ideias de empreendedores e investidores brilhantes e cheguei a dez itens.

1) Escolha seus sócios com cuidado. Essa é do Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano. Seus sócios são pessoas com quem você vai passar horas infindáveis, provavelmente por muitos anos. Escolha quem tenha o mesmo pique para o trabalho e a mesma ambição financeira que você.

2) Consiga um co-fundador técnico. Em uma startup digital, três papéis são essenciais: o desenvolvedor, o designer e o vendedor, responsáveis por criar, construir e vender. Se só existe o fundador/vendedor, que não consegue executar a ideia e nem recorrer a terceiros, o resultado pode ser um ataque cardíaco.

3) Financie seu próprio negócio. O dinheiro mais barato é o suor, o restante vem gradualmente, proporcional ao nível de validação do seu modelo de negócio. Depois que você encontrar o ponto certo, cresça.

4) Não largue seu emprego. Você só deve deixar o que paga suas contas depois que o modelo de negócio estiver provado. Consiga um sócio e use o dinheiro para garantir que vocês dois tenham como pagar seus custos pessoais.

5) Leia! Antes de se lançar como empreendedor digital, fique atento às referências mais importantes. Sem fontes, o aprendizado será mais duro e longo que o normal.

6) Faça produtos simples, rápidos e incrementais. A primeira versão do produto, que chamamos de “produto mínimo viável”, deve permitir a validação de sua proposta que, por sua vez, deve ser a solução para um problema real, pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar.

7) Seja científico. O sucesso vem de formas misteriosas, mas a validação do seu modelo de negócio pode ser organizada. São ciclos de construção, medição e aprendizado que permitem que você adapte sua visão inicial até um modelo que efetivamente funcione.

8) Falhe rápido e seja perseverante. Eric Ries usa, para isso, o termo “a decisão entre pivotar ou desistir”. Você deve perseverar em sua trajetória de negócios, mas não em um formato específico. Talvez você precise de uma mudança de estratégia, sem a mudança de visão.

9) Se você quer um passatempo, aprenda a jogar golfe. Empreender não é para quem quer fugir de um trabalho chato. Se você não conseguir se dedicar e dar energia suficiente para o negócio, ele será só uma perda de foco e de tempo.

10) Cuidado com custos pequenos e dívidas. Juntando conselhos de Warren Buffet: você tem que sobreviver a cada batalha para continuar como um empreendedor em série. O ambiente regulatório brasileiro é extremamente duro com quem fracassa. Tenha alergia crônica a custos e pavor quando eles são fixos.

Fonte: Exame.com
Por Fernando de La Riva – diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI.