No Brasil, 68% assistem à TV e usam celular ao mesmo tempo, diz estudo

21 de agosto de 2013

Mais de 30 milhões consomem mídia em três telas, mostra Google Brasil. Pesquisa feita pelo Ispos entrevistou 1.300 brasileiros entre maio e junho

celulares_foto-site-juliapetitNo Brasil, praticamente sete em cada dez pessoas (68%) assistem à TV e interagem com smartphones ao mesmo tempo e mais de 30 milhões de pessoas consomem mídia em três telas (TV, computador e smartphone). As informações fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Google Brasil.

O levantamento nacional feito pelo instituto de pesquisas Ipsos com base em 1.300 entrevistas on-line, em maio e junho desse ano, mostra que o consumo de três telas simultâneas pelos brasileiros é quase o dobro em relação a usuários da França e do Reino Unido.

O consumo de pelo menos duas telas (TV e computador) é hábito de 63 milhões de brasileiros, segundo o levantamento e metade da população on-line assiste TV e acessa a internet ao mesmo tempo.

“A rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que chamamos de ‘o novo contexto multi-telas’”, observa o Google em comunicado. De acordo com a empresa de internet, a penetração de smartphones no país cresceu 86% ano a ano chegando a 26% da população, enquanto a adoção de tablets quadruplicou no período.

A maior parte da exposição à mídia ocorre por meio de telas (69%), sendo o computador o que tem a maior média semanal (26 horas), seguido da televisão (19 horas) e smartphones (13 horas).

Ainda segundo o estudo, o comportamento do brasileiro diante das telas é mais simultâneo do que sequencial, sendo a TV a tela consumida de forma mais simultânea.

Na avaliação do Google Brasil, a tendência traz uma nova configuração para todo o consumo de mídia no país e “também um caminho de compra ainda mais complexo”. Os dados mostram que  27% dos usuários ‘multi-telas’ fazem compras on-line no Brasil, sendo que mais de 30% deste grupo usam mais de um dispositivo para concluí-las.

O recado para as empresas, segundo o Google, é manter a experiência do usuário coerente entre suas marcas e produtos nas múltiplas telas em que o consumidor já está.

Fonte: G1