De acordo com professor da Fundação Dom Cabral, é importante seguir de perto as atividades, promover a sintonia entre departamentos e meter a mão na massa
Ninguém sabe o que o futuro reserva, mas, mesmo assim, todos temos metas para os próximos anos. O mesmo acontece no mundo dos negócios – e é a partir de estratégias que os empreendedores conseguem levar suas empresas aonde querem, apesar das intempéries. O problema é quando chega a hora de aplicar tudo o que foi planejado.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC), realizada entre 2010 e 2011 com mais de 300 profissionais, esse é um dos problemas organizacionais mais recorrentes das empresas. Para Aldemir Drummond, professor da FDC, quatro pontos são fundamentais para a execução eficaz de uma estratégia. Confira:
1) Acompanhe a execução – Depois de planejar como a estratégia será cumprida, é preciso acompanhar o que está sendo feito. Criar mecanismos para isso, como traçar metas intermediárias ou marcar reuniões em períodos preestabelecidos, é uma boa forma de saber o que está acontecendo. “Esse acompanhamento também ajuda na hora de identificar imprevistos, corrigir desvios e melhorar a execução dos próximos ciclos da estratégia”, diz Drummond.
2) Coloque a mão na massa – Drummond afirma que é comum a crença de que o chefe tem a tarefa de formular a estratégia e que cabe a seus subordinados executá-la. Só que o empreendedor que contribui para o cumprimento das metas tem a óbvia vantagem de acompanhar a atividade de seus colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos e, além disso, mostra a seus funcionários que está tão comprometido quanto eles. “Os colaboradores priorizam o que está no topo da lista dos chefes. Se os profissionais de gerência estão na execução da estratégia, eles participam com mais afinco”, afirma Drummond. Outro reflexo é o aumento da motivação dos funcionários: se o chefe se mostra comprometido e faz parte da equipe, os colaboradores se sentem mais valorizados.
3) Promova a sintonia entre todas as áreas – Um planejamento estratégico pode traçar metas diferentes para cada setor de uma empresa. Mas isso traz o risco de que cada departamento pense apenas em cumprir o que foi estabelecido, sem olhar para o vizinho. Vale lembrar que as metas são interdependentes – o sucesso de uma área pode depender do bom desempenho de outra. Além disso, um profissional de um setor pode ajudar os colegas de outro. Quem trabalha nos departamentos jurídico e administrativo, por exemplo, domina especialidades que podem ser úteis para todos os funcionários de uma empresa. Daí a importância de um trabalho em equipe.
4) Implemente a estratégia no ritmo certo – A execução de um plano pode acontecer em diversas frentes, com a execução de vários projetos, que são realizados simultaneamente ou não. Cada um deles envolve a alocação de recursos – financeiros e humanos. É importante que o empreendedor planeje o ritmo em que tais projetos deverão ser tocados, de acordo com a quantidade de dinheiro e de funcionários disponíveis. “Uma alocação mal elaborada pode levar à falta de capital e à sobrecarga dos funcionários, o que leva ao atraso da estratégia”, afirma o professor.