O momento atual é de alerta para a sociedade. Hoje destaca-se muito a importância da reciclagem, do reaproveitamento e da utilização de diversos e diferentes tipos de energias, entre outras questões para ajudar o planeta, que de acordo com pesquisas, já está bastante afetado pela intervenção humana e com expectativas negativas para os próximos anos.
Com este cenário em que a Terra se encontra, empresas de todos os setores entraram na linha de ser ‘sustentáveis’ e ‘ecoeficientes’, tentando assim se adaptarem aos tempos atuais em quem a concorrência de vendas/produção e transformação ambiental tem voz ativa. Essas são as chamadas de Empresas Verdes Globais. Sendo assim, os clientes passam a dar preferência aos produtos que não agridem o meio ambiente, e a empresa que não tem o posicionamento verde acaba perdendo pontos.
Prêmio para empresas sustentáveis
Entre os estabelecimentos mais bem colocados no ranking de ‘Melhores Empresas Verdes Globais’ do ano de 2013 estão quatro fabricantes de automóveis. O trabalho verifica as ações sustentáveis e socioambientais que as companhias realizam no mundo e que contribuem com a natureza e a sociedade.
Companhias que se destacam
A montadora Toyota é líder neste quesito ‘sustentabilidade’ pela terceira vez consecutiva, sendo seguida pela Ford e Honda. Em quinto lugar está a Nissan.
As montadoras garantem a premiação devido ao trabalho desenvolvido por elas, tanto na produção de veículos capazes de ser ecológicos, quanto na divulgação e comunicação com o cliente.
A líder, Toyota, tem o sucesso devido à massificação de vendas do automóvel Prius, que no ano de 2012 teve 2,9 milhões de unidades vendidas por todo mundo.
A Ford desenvolveu o EcoBoost, com motor turbinado que tem uma taxa de combustão bem eficiente.
Outras 50 empresas fazem parte do ranking de Empresas Verdes, que tem em meio a tantas outras, as montadoras Volkswagen, ocupando a 7ª posição; a BMW, na 13ª posição; a Mercedes Bens, que ocupa o lugar de número 17; a Hyndai que está na 34ª posição e a montadora Kia, que ocupa a posição de número 37.