Música no trabalho pode deixar funcionários engajados

28 de agosto de 2013

Como empreendedor, cabe a você criar o tipo de local de trabalho e uma cultura da empresa capazes de atrair grandes talentos.

tipo-musica-ouvir-trabalhoIsso pode ser intimidante –como você ajudará os funcionários a permanecerem engajados em seu trabalho e se importarem com seus clientes? Integrar um componente de caridade à sua empresa é uma grande forma de começar, mas alguns empreendedores têm dificuldade em encontrar um modelo que funcione. Durante a temporada de festivais de música neste verão, eu pensei: “Que melhor forma de fazer isso do que por meio da música?”

A música faz parte do DNA da Virgin –nossos primeiros negócios incluíam um serviço de encomenda de discos pelo correio, uma rede de lojas de discos e uma gravadora– e um dos projetos no qual eu acho que todo mundo adora trabalhar atualmente é a nossa divisão de festivais de música com sede no Reino Unido, o V Festival. Quando nós o lançamos em 1996, nós não o víamos apenas como uma chance de desfrutar de música ao vivo e de nos divertirmos com nossos amigos, mas também de ajudar a comunidade.

Nosso Virgin Mobile FreeFest que será realizado em setembro, em Columbia, Maryland, é um grande exemplo de como aperfeiçoamos nosso modelo de negócios ao longo dos anos. Em agosto, nós oferecemos 50 mil ingressos gratuitos, que os fãs de música arrebataram em minutos. Quando então oferecemos alguns ingressos por menos de US$ 50, US$ 10 dos quais destinados ao Sasha Bruce REGeneration House, em Washington, DC, a iniciativa de caridade da Virgin Mobile que ajuda jovens moradores de rua, eles também foram vendidos rapidamente. Mas os fãs ainda podem ganhar ingressos trabalhando como voluntários nos abrigos para os jovens moradores de rua ou doando kits contendo artigos de higiene pessoal.

Devido à forma como o público do FreeFest ganha sua entrada, há sempre um clima bacana no festival, com todo mundo compartilhando o senso de união e satisfação por fazer a diferença. A combinação inebriante de música e lama, amigos e campos, canto e luz do sol ajuda nossa equipe a formar laços fortes.

Você pode adicionar música ao seu negócio? Isso não significa apenas sessões de karaokê depois do trabalho (apesar de todos nós as adorarmos!), mas adicionar os valores que todos amam na música –paixão, amizade, energia e empolgação– na própria essência de sua empresa. Há muitas formas de fazê-lo. Na Virgin, nós estamos envolvidos na música por meio de empresas como a Virgin Records, Virgin Live e Virgin Radio. Nós temos DJs em nossas academias de ginástica na África do Sul e temos apresentações ao vivo em alguns aviões, o que torna esses voos inesquecíveis.

Talvez eu tenha motivado você a considerar a realização de um evento musical ou de entretenimento. Aqui estão algumas lições que aprendi ao longo do caminho:

1. Ajude as pessoas a doarem tempo tanto quanto dinheiro

Quando planejar seu evento, pense em formas de envolver os compradores de ingresso de modo mais significativo do que apenas prometer a doação de parte da renda para caridade. Se você oferecer ao público formas de atuar como voluntário, seu evento terá um impacto muito maior em sua comunidade, o tornando muito mais memorável.

2. Transforme-o em uma marca sua

Procure modos de tornar o evento único –talvez explorando suas ligações profundas com a comunidade ou acentuando suas parcerias com as caridades. Pense nos concertos aos quais você já foi e o que você gostaria de fazer de modo diferente, usando os melhores talentos de sua empresa.

Com o V Festival, nós decidimos oferecer um formato diferente dos outros festivais. A maioria dos festivais geralmente contrata muitas bandas por uma hora de trabalho e lota um local, mas nós percebemos que poderíamos entreter o dobro de pessoas realizando dois festivais em um. A logística exige muito trabalho, mas o V é realizado em dois parques simultaneamente. Ambos os espaços possuem a mesma programação: os artistas se apresentam no sábado em um local e no domingo no outro. (Esta grande ideia veio de Jarvis Cocker, o vocalista do Pulp, o que mostra que você deve sempre apreciar propostas de todas as fontes.)

3. Busque astros

Contratar um grande astro estimulará sua equipe e venderá ingressos. Se você não contar com uma grande verba, tente pensar criativamente em uma forma de atrair os artistas –talvez acentuando o excelente local escolhido ou explicando por que o evento é particularmente adequado ao artista ou banda que você almeja. Apesar de superastros não tocarem em qualquer lugar, você pode atrair um grande talento ao posicionar seu evento como uma ocasião única.

4. Invista tempo e dinheiro, e colha os frutos

Permita que sua equipe organize o evento durante seu expediente normal e, se puder, convide clientes e outros a também se envolverem. Isso pode pressionar seus recursos e exigir gestão criativa, mas você se surpreenderá com os resultados. Algumas das ideias que funcionarem bem no evento serão adaptadas a outras áreas de seu negócio, e esses eventos são excelentes para o desenvolvimento de reconhecimento de marca em novos mercados.

Não há nada mais empolgante do que uma ótima canção com um ritmo contagiante. Integrar isso ao seu dia de trabalho certamente fará as pessoas sorrirem, frequentemente fazendo com que o trabalho mais se pareça com uma brincadeira.

(Richard Branson é fundador do Virgin Group e de empresas como Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele publicou recentemente dois livros: “Screw Business as Usual” e “Like a Virgin”. Ele mantém um blog no endereço www.virgin.com/richard-branson/blog. É possível acompanhá-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Virgin Group: www.virgin.com)

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para RichardBranson@nytimes.com. Por favor, inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)

 

Por Richard Branson
Tradutor: George El Khouri Andolfato
Imagem: noticias.universia.com.br