Embasa promove melhorias na rede de esgoto do Alto Maron

7 de outubro de 2013

Embasa - Serviço Esgoto Alto MaronDiversos pontos da rede coletora de esgoto localizados no bairro Alto Maron receberam melhorias com o objetivo de proporcionar bem-estar aos moradores. Com uma série de intervenções nesta região, todo o esgoto leste da Avenida São Geraldo foi redirecionado para interceptores com maior capacidade de transporte do fluxo de esgoto localizados nas Avenidas 10 de novembro e Rosa Cruz.

Devido ao mau uso da rede coletora, que não foi construída para receber água da chuva nem lixo oriundo dos imóveis, constantemente a Embasa atende a solicitações para manutenção do equipamento, especialmente nas ruas Bruno Barcelar e Monte Castelo. Embora várias ruas atingidas pelo efluente (Avenida São Geraldo, Avenida Otávio Santos, Rua Ascendino Melo) estejam localizadas abaixo do local de onde os vazamentos eram registrados, a topografia da cidade e o desenho da malha viária contribuíam para que o esgoto percorresse um caminho natural até encontrar um local para desaguar.

O uso adequado da rede coletora precisa da contribuição da população. “O entupimento ocorre principalmente pelo mau uso e não temos como afirmar que após as melhorias não sejam registrados novos extravasamentos de esgoto na região. Por isso, é necessário que a população faça sua parte utilizando a rede de forma correta’, explica o gerente do Escritório Local da Embasa, Álvaro Aguiar.

O lixo acumulado na rede impede a passagem do fluxo de esgoto  criando uma pressão internamente até conseguir evacuar em tampas de esgoto centralizadas nas ruas, na caixa de inspeção (fixada nas calçadas dos imóveis) e até mesmo dentro dos imóveis. O transbordamento resulta em esgoto correndo pelas ruas causando prejuízos à população, especialmente aos moradores das partes baixas dos bairros devido à inexistência de saída para o excesso de água.

Por isso, o vaso sanitário não deve ser utilizado para o descarte de materiais como absorvente, alimentos, preservativo, papel higiênico, fralda descartável, cabelo, cotonetes ou ponta de cigarro. Também não deve ser utilizado para jogar restos de comida ou óleo na pia da cozinha. Atitudes simples como essas evitam que o esgoto vaze na rua e cause um problema de saúde pública e de meio ambiente. Em caso de problemas ou ligações clandestinas ligue para o teleatendimento gratuito 0800 0555 195, informe e denuncie à Embasa.

Por Ascom EMBASA