Em 2013, 39,3% dos homens adquiriram algo, contra 33,3% das mulheres. Compra desses produtos vem caindo a cada ano
Os homens consomem mais produtos piratas que as mulheres, segundo pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, divulgada nesta sexta-feira (11). Em 2013, 39,3% dos entrevistados homens adquiriram algum produto pirata, contra 33,3% das mulheres.
Segundo a pesquisa, a compra de produtos piratas vem caindo a cada ano. Em 2011, 51,9% dos brasileiros ouvidos afirmaram comprar algum produto falsificado; em 2012, o percentual caiu para 37,9% e, em 2013, 36,3% dos entrevistados declararam ter adquirido algum item ilegal.
Entre os produtos mais consumidos, os destaques são para CDs e DVDs, apesar da queda significativa no decorrer dos anos. Em 2011, 80,6% dos entrevistados compraram pelo menos um CD e 75,9%, DVD. Este ano, os percentuais foram de 69,7% e 57,1%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, os preços baixos seguem sendo o maior atrativo para os consumidores. “Após o preço, as duas opções mais citadas pelos entrevistados são a facilidade de encontrar o produto e o fato de a mercadoria pirata estar disponível antes da original. Porém, enquanto os valores mais em conta se mantêm estáveis como justificativa para a compra, as duas opções seguintes influenciam cada vez menos os brasileiros”, disse a pesquisa.
A pesquisa “O consumo de produtos piratas no Brasil”, da Fecomércio RJ/Ipsos, é realizada anualmente com mil pessoas em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas.
Fonte: G1 – Economia