Começa a temporada de contratações no comércio de Conquista

18 de outubro de 2013
centro
Alameda Ramiro Santos: um dos locais de maior movimento do centro da cidade

Com a aproximação das festividades de fim de ano, há um aumento na oferta de trabalho temporário no comércio em todo o país para atender o aumento da demanda de clientes. De acordo com dados dos Sindicatos dos Comerciários de Vitória da Conquista, a média de contratações temporárias no período de final de ano na cidade é de 800 trabalhadores. “A procura por esse tipo de contrato acontece, normalmente, por aqueles que ainda não tiveram oportunidade no mercado de trabalho, pessoas em busca do primeiro emprego”, afirma Gilmar Ferraz, presidente do Sindicato.

É justamente a falta de experiência um dos requisitos na hora de escolher um trabalhador temporário na opinião de Tony Souza, gerente da Loja Spaço X. “Preferimos que não tenha experiência para podermos dar o treinamento de acordo com o perfil da loja, e também porque, sem experiência, não vem com vícios de outras lojas”, garante o gerente.

 Contratações

O contrato temporário é, geralmente, de três meses. No ano passado, do total de contratos provisórios, cerca de 25% foram efetivados, garantindo emprego fixo para aproximadamente 200 trabalhadores em Conquista.

Luara - O Boticário
Luara Oliveira foi efetivada após o período de trabalho temporário

A vendedora de uma das lojas O Boticário, Luara Oliveira Caires, faz parte deste percentual. Começou com o contrato temporário de três meses, mas, ao final do período, foi contratada. “Acredito que pelo meu comprometimento com a empresa. Pois todos os dias trabalho tentando dar o melhor de mim”, avalia.

O comprometimento é uma das características requisitadas pelos lojistas, para efetivar um trabalhador temporário.

Jaqueline - O Boticário
Jaqueline de Souza, gerente das lojas O Boticário

A gerente geral de vendas e responsável pelas contratações para as lojas O Boticário, Jaqueline de Souza, acrescenta diferenciais como determinação, entusiasmo, senso de oportunidade, relacionamento interpessoal, assertividade e versatilidade às competências pessoais que são analisadas durante o trabalho.  “O perfil para contratação do funcionário é padronizado. As contratações que nós fazemos para esses períodos de maior movimento no comércio são de pessoas de apoio, pois os profissionais de vendas, nós já temos. Mas a gente não deixa de analisar o perfil dessas pessoas para uma colocação de fato”, afirma Jaqueline.

Movimento no Comércio

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, os setores que mais empregam no fim do ano são: vestuário, calçados, acessórios, eletroeletrônico, perfumaria e cosméticos, joias e bijuterias e artigos para o lar. E, para movimentar ainda mais o comércio no período de fim de ano e atrair consumidores de toda a região para Conquista, a CDL está preparando a maior campanha de Natal de todos os tempos com o sorteio do uma Ford Ranger XLS Cabine Dupla e mais 10 TV’s Led 32’’. “Estas campanhas promovidas pela CDL motivam o consumidor e geram mais movimento nas lojas, e, assim, abrem as portas para mais contratações temporárias no nosso comércio”, afirma presidente da CDL, Marcos Alberto de Oliveira.

Por Ascom CDL Vitória da Conquista