As micro e pequenas empresas estão inseridas num cenário de concorrência acirrada e envolvidas, permanentemente, no esforço de conquistar e fidelizar clientes.
Nesse contexto, facilitar o fechamento de vendas por meio de concessão de crédito tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para manter uma carteira de clientes fiéis e alavancar suas receitas.
O grande desafio, portanto, é conseguir oferecer crédito sem comprometer a situação financeira da empresa. O empresário deve ficar de olho nas dicas relacionadas abaixo, para poder conceder crédito com mais segurança e menos inadimplência.
O objetivo é aumentar o faturamento, estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a saúde financeira das empresas. As dicas contribuem não só para a implantação de um CADASTRO consistente de clientes, como também para a criação de critérios e parâmetros necessários para a concessão de CRÉDITO e de um sistema organizado de COBRANÇA.
O plano de cadastro, crédito e cobrança pode resultar em ganhos significativos para sua empresa, pois farão com que você venda seus produtos e serviços a prazo com mais segurança e menos inadimplência.
1ª ETAPA: CADASTRO
Inadiplência
Ficha Cadastral
Documentação
Atualização Cadastral
2ª. ETAPA: CRÉDITO
Classificação do crédito quanto à origem dos recursos
Procedimentos para análise de crédito
Limite de Crédito
Classificação de Clientes
Indeferimento de crédito e garantias
3ª. ETAPA: COBRANÇA
Organização do setor de cobrança
Aspectos importantes para a cobrança dos créditos em atraso
Respeito ao código de defesa do consumidor
Fonte: SEBRAE Mais