Temos recebido muitas perguntas de leitores perguntando se tal ou tal negócio funciona na web, geralmente ligados às suas atividades no “mundo real”. Vamos discutir nesse artigo como avaliar se sua idéia de negócios funciona ou não na web.
Em primeiro lugar, minha dica é que, ao pensar em qualquer oportunidade denegócios, você se coloque na posição do leitor ou internauta. Como você mesmo está nessa posição ao navegar pela internet, não é difícil entender o ponto de vista do consumidor quando se está pensando em um negócio para atender à sua demanda. Esse mecanismo é válido para a montagem de qualquer tipo de negócio online, seja para vender um produto próprio ou não.
Quando você se coloca na posição do leitor ou consumidor, você compreende melhor o que funciona online e o que não funciona. Quando estamos na posição de internauta, navegando pela web, estamos geralmente “em uma missão”. Vamos ao Google, ao Yahoo ou MSN e começamos a procurar por uma solução para um problema, uma idéia quando não temos uma, uma resposta para uma dúvida. Os melhores negócios online são aqueles que atendem à essa demanda. Se sua idéia de negócios é algo mais relacionado à “curiosidade” do que “neccessidade”, mais relacionado à “informação” do que “solução”, as chances são mais negativas do que positivas de que essa idéia será bem sucedida.
Ao pensar em qualquer idéia de negócios em qualquer área, é básico avaliar o potencial de solução e preenchimento de uma necessidade que seu posicionamento possui.
O que quero dizer com “posicionamento”?
Posicionamento é a abordagem que você dará ao seu negócio online, independente de produtos específicos ou estratégia de monetização utilizada no site. Ou seja, se seu posicionamento não ajuda o leitor a responder suas dúvidas, resolver seus problemas ou adquirir o que ele está buscando seja em termos de informações ou produtos específicos, seu posicionamento não funciona na web.
Você deve manter em mente que as pessoas quando estão navegando pela web estão em “estado mental de egoísmo máximo”, isso significa que se você não oferecer algo que supra suas necessidades, seu negócio online está fadado ao fracasso. Sites que se concentram na vida e opinião do proprietário, quando este não é uma celebridade, ou sites com informações “interessantes”, mas que não ajudam a resolver um problema específico, não têm muito sucesso. Não estou me referindo a sites de notícias ou que fornecem informações que não resolvem problema algum, mas que por outro lado, os leitores na web estão procurando. Estou me referindo a informações que não são notícia, nem resolvem os problemas e dúvidas dos leitores. A possibilidade de que um leitor páre e preste atenção num site desses é muito pequena, pois a motivação do leitor na web vem de suas necessidades, não de sua curiosidade.
Outro fator é o baixo nível de atenção concentrada e alto nível de dispersidade do internauta. Se seu site não for capaz de segurar a atenção do leitor, que chances de sucesso ele tem? Pense em você mesmo quando está buscando algo na web. Você entra em um site e alguns segundos tenta perceber se o site oferece o que você está buscando ou não, se você acredita que o site não oferece o que você está buscando, pronto, você vai embora e assim por diante, você vai pirampulando pela web, tentando encontrar o que está procurando, dando não mais que alguns segundos de chance para cada site para provar a você que podem ajudá-lo a resolver seu problema.
É essa postura que o seu público terá com relação ao seu negócio e é a partir daí que você pode analisar se sua idéia tem potencial para dar certo online. Basicamente tudo pode ser feito online com sucesso, o que importa é o posicionamento! Se seu site não se posicionar de forma a ajudar o internauta de alguma forma, ele não lhe dará chance alguma, assim como você não se importa com sites que não resolvem suas dúvidas e problemas ou não oferecem os produtos que você está procurando!
Fonte: Empreendedor Online – por Rodrigo Staeber