A contratação de funcionários é uma medida a ser tomada para aumentar ou melhorar os resultados de uma empresa e não para criar um problema. Por isso, torna-se fundamental uma criteriosa análise da necessidade da empresa em relação à própria estrutura.
O empresário deve identificar a necessidade diante dos resultados esperados e levar em conta os resultados obtidos com a equipe atual. A empresa pode ter diferentes necessidades: criar um cargo novo; procurar um profissional para substituir outro; ou suprir uma demanda emergencial, por prazo determinado. Por isso, há diferentes tipos de relação empregatícia entre empresa e indivíduo:
– efetivo do quadro;
– estagiário (estudante em busca de experiência profissional);
– terceirizado (contratado por meio de empresa provedora de mão de obra);
– temporário (contrato por tempo determinado).
Definição do perfil do profissional
Certa da necessidade de contratação, a empresa precisa:
– identificar as tarefas, as características do profissional e as responsabilidades inerentes à função;
– fixar os resultados que se espera do ocupante do cargo e estabelecer os conhecimentos necessários ao profissional;
– considerar as características pessoais (facilidade para trabalhar em equipe, visão ampla das situações, comunicação, liderança, atitude pró-ativa diante dos problemas, entre outras), levando em consideração a cultura da empresa;
– definir a remuneração, os benefícios e a linha futura de aproveitamento do profissional;
– estabelecer o horário de trabalho.
Cabe à empresa determinar as pessoas que farão parte do processo de seleção. Se for o caso, envolva aqueles que trabalharão diretamente com o profissional, pois eles têm informações sobre o dia-a-dia da atividade e poderão auxiliar no levantamento da necessidade imediata.
Fonte: SEBRAE