Aumentou a parcela de brasileiros que pretende poupar a segunda parcela do 13º salário. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Instituto Ipsos divulgada nesta sexta-feira (13) mostra que que 32,6% dos consumidores pretendem guardar o pagamento extra. É a maior porcentagem desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito. No ano passado, o percentual foi de 22,7%.
Segundo o levantamento, pela primeira vez também o percentual dos que planejam poupar supera a intenção de comprar presentes (30,4%). Por outro lado, mais consumidores vão usar o benefício para comprar presentes este ano. Em 2012, o percentual foi de 27,3%.
A pesquisa aponta ainda que 21,7% dos entrevistados pretendem usar o dinheiro para pagar dívidas, 4,3% para viajar e 15,2% não souberam responder.
O levantamento foi feito entre os dias 19 de novembro 1º de dezembro com mil pessoas em 70 cidades.
Para a ACSP, a pesquisa sugere que o consumidor está mais “cauteloso e precavido”. Para a associação, um dos motivos que levam o brasileiro a guardar o dinheiro é pagar, em 2014, tributos como IPTU e IPVA. O outro é a incerteza em relação à economia.
A pesquisa sugere ainda que o brasileiro está menos endividado, uma vez que o pagamento de dívidas foi a destinação citada por 21,7%, contra 27,3% em 2012.
Fonte: G1