Consumidores precisam ficar alertas em mês de liquidações, diz Procon

10 de janeiro de 2014

Promoções de início de ano pedem maior atenção do consumidor. Avaliação dos produtos e pesquisa de qualidade são dicas de especialista

Gaúchos fizeram filas desde cedo em loja com promoções (Foto: Reprodução/RBS TV)Gaúchos fizeram filas desde cedo em loja com
promoções (Foto: Reprodução/RBS TV)

As grandes liquidações que acontecem regularmente no início de cada ano chamam a atenção de diversos consumidores, que encaram filas enormes para comprar produtos por preços mais baratos que o habitual. Porém, é preciso ter cuidado e olho clínico para adquirir qualquer mercadoria durante o período de promoções relâmpagos. Confira as dicas que o G1 organizou junto ao Procon de Porto Alegre para encontrar a melhor relação preço/qualidade.

“As pessoas estão comprando loucamente e não se dão conta de que existe muitos produtos avariados e com pequenos defeitos. Fora a promoção de produtos íntegros, que são a grande maioria, existem produtos avariados e esses defeitos ou avarias devem constar na nota fiscal para evitar complicações posteriores”, explica o coordenador de relações institucionais do Procon, Roberval Ferreira de Barros.

Em Porto Alegre os consumidores fizeram fila desde a noite de quinta-feira (9) para aproveitar uma liquidação da loja Magazine Luiza. Com descontos de até 70%, a liquidação ocorre em 16 estados do Brasil. Somente no Rio Grande do Sul a promoção abrange 55 lojas.

Barros ainda alerta que as pessoas precisam prestar mais atenção nos itens que são oferecidos em grandes promoções como as que ocorrem no período posterior às festas de Natal e Ano Novo.

“Observamos que as promoções feitas depois do Natal são muito mais tentadoras do que as do Natal. Porto Alegre está com um movimento organizado e normalmente a compra nesse período é melhor, mas o cuidado deve ser redobrado”, comenta Barros.

Confira algumas dicas do Procon para se precaver em uma grande promoção:

– Defeito estético não está coberto pela garantia. Se a pessoa aceitou comprar um produto que tenha algum amassado ou outro defeito que não prejudique o funcionamento do aparelho, a garantia não vai cobrir;

– É bom lembrar que para muitos produtos de mostruário a garantia é legal e equivale a noventa dias. Normalmente ela é dada pela loja e não pelo fabricante.

Internet
– De preferência o consumidor deve pesquisar os sites de compra online para ver se são confiáveis. Considerando que a pessoa está trabalhando com empresas sérias, ela deve prestar atenção e desconfiar do desconto muito acentuado. Isso não é normal.

Verificação
Verificar o produto na hora do recebimento, quando comprado pela web, é a melhor saída. Depois que a pessoa assina o comprovante de que recebeu o produto sem verificar o estado dele, ela não pode acionar a garantia.

Fonte: G1 – Economia