Empreendedores na terceira idade: Antônio José de Souza, 80 anos – fundador da loja Auto Tape Eletrônica

14 de janeiro de 2014

Esta semana, o site da CDL vai apresentar cinco empresários do comércio de Conquista que já passaram dos 60 anos de idade e continuam ativos, trabalhando diariamente.

A vitalidade com que estes empresários desempenham as atividades cotidianas é notável, uma lição para os mais jovens, provando que a idade nada mais é que um número.

Aqui, eles mostram que o tempo é um aliado, compartilham valiosas experiências adquiridas e falam dos altos e baixos de ter o próprio negócio, com a autoridade de quem superou décadas de trabalho árduo, dedicados ao comércio.

EMPREENDEDOR DO DIA: Antônio José de Souza, 80 anos – fundador da loja Auto Tape Eletrônica 

Antônio José de Souza, 80 anos – fundador da loja Auto Tape Eletrônica
Antônio José de Souza, 80 anos – fundador da loja Auto Tape Eletrônica

A vitalidade de ‘seu’ Antônio é impressionante e, apesar de aposentado, para ele esta vitalidade deve-se também ao fato de continuar ativo. Trabalhar é vital. Se eu parar, morro mais rápido.

Seu Antônio é contador e, antes de entrar no comércio, trabalhava com contabilidade em Santo Antônio de Jesus. Chegando a Conquista, comprou a Lavanderia Polar em 1965, e em 1976 abriu a Auto Tape. Com a chegada dos filhos que estavam estudando, eu fui abrindo outras lojas. Os quatro filhos seguiram a mesma trilha e estão no comércio. Hoje, ‘seu’ Antônio trabalha assessorando a parte financeira das lojas Auto Tape.

Durante esses 48 anos de comércio, a maior dificuldade enfrentada por ‘seu’ Antônio foi a concorrência com a chegada das grandes redes de eletrodomésticos. Essas redes têm maior poder de barganha com as fábricas, e aí, para não sucumbir, a gente foi diversificando e hoje trabalhamos com instrumentos musicais e peças.

Para quem quer entrar no comércio, ‘seu’ Antônio aconselha: “Pesquise o ramo em que está entrando, tenha conhecimento. E também precisa gostar do que vai fazer”.

 Por Ascom CDL

Leia também:
–  Empreendedores na terceira idade: Durval Moura, 80 anos, proprietário da loja de tecidos Casa Moura