Empreendedores na terceira idade: Dona Teresinha Alves Pereira, 66 anos – proprietária da loja Teresinha Calçados

15 de janeiro de 2014

Esta semana,  o site da CDL vai apresentar cinco empresários do comércio de Conquista que já passaram dos 60 anos de idade e continuam ativos, trabalhando diariamente.

A vitalidade com que estes empresários desempenham as atividades cotidianas é notável, uma lição para os mais jovens, provando que a idade nada mais é que um número.

Aqui, eles mostram que o tempo é um aliado, compartilham valiosas experiências adquiridas e falam dos altos e baixos de ter o próprio negócio, com a autoridade de quem superou décadas de trabalho árduo, dedicados ao comércio.

EMPREENDEDOR DO DIA: Dona Teresinha Alves Pereira, 66 anos – proprietária da loja Teresinha Calçados

Dona Teresinha Alves Pereira, 66 anos,  proprietária da loja Teresinha Calçados
Dona Teresinha Alves Pereira, 66 anos, proprietária da loja Teresinha Calçados

Dona Teresinha trabalha no comércio desde 1972 e nunca tirou férias. Já trabalhou com em diversos ramos: confecções, louças, tecidos… Atualmente é dona de uma loja de sapatos.

Aprendeu a gerenciar seu comércio na prática do dia a dia, a trancos e barrancos, como ela mesma diz. Enfrentei muitos períodos de altos e baixos do comércio, mas fui levando. Com Jesus no barco, estamos aqui. Por exemplo, agora mesmo com esta greve dos bancos o comércio está parado, e é só o Senhor Jesus para nos dar coragem para continuar.

Nem nos momentos mais difíceis da vida, dona Teresinha teve chance de descansar. Há 20 anos, passei por um tratamento de câncer de mama. Naquela época, aqui não existia tratamento, então ia todo mês para São Paulo me tratar. Mas não parei de trabalhar! Não tive repouso. Não abaixei a cabeça. Até quando meu marido morreu, eu continuei na batalha. E graças as Deus meus três filhos estão todos trabalhando.

Dona Teresinha é incansável, mas hoje conta com a ajuda da filha na administração da loja e afirma: “Ela é meu braço direito”.

Apesar de fazer planos para descansar, dona Teresinha ainda tem dúvidas: Um dia, eu pretendo sair do comércio… Pensando bem, acho que é pior ficar em casa, cansa mais e tem gente que fica até doente.

Para quem tem a intenção de começar ou está começando seu próprio negócio, Dona Teresinha aconselha: “Trabalhe e persevere! Não olhe as circunstâncias, olhe só para frente”.

Por Ascom CDL

Leia também:
– Empreendedores na terceira idade: Durval Moura, 80 anos, proprietário da loja de tecidos Casa Moura

– 
Empreendedores na terceira idade: Antônio José de Souza, 80 anos, fundador da loja Auto Tape Eletrônica