Ter uma franquia em casa é o sonho de muita gente. Trabalhar em casa com horários flexíveis e ser seu próprio patrão está nos planos de um número cada vez maior de brasileiros. Se der para abrir o próprio negócio, com baixo investimento, e ainda por cima contar com uma rede de suporte, melhor ainda. É neste cenário, um ideal para muitos que surgem as franquias baratas, também conhecidas como microfranquias, que são um verdadeiro sucesso por aqui.
Muitas empresas que oferecem a opção de abertura de uma franquia em casa com investimento inicial abaixo de R$ 50 mil têm chamado a atenção dos empreendedores e empreendedoras brasileiras. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias vem crescendo e passou de 213 para 336 empresas em 2011. Elas já representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor. Em muitos casos, o empreendedor que adota esse modelo de negócio não precisa ter um escritório já que esse tipo de empreendimento pode ser montado em casa mesmo.
Para ter uma franquia em casa é preciso avaliar se você tem o perfil
Antes de você partir para a montagem de uma franquia em casa, as conhecidasfranquias Home Based, é necessário prestar atenção em algumas condições.
O grande desafio do empresário que escolhe a casa como sede é conseguir conciliar com a vida empresarial com a doméstica. “É preciso de disciplina e organização”, diz Adir Ribeiro, sócio-diretor da Praxis Education. Ter um home office não é tudo, o mais difícil é conseguir separar o home do office.
Ter uma franquia em casa é muito convidativo, mas a verdade é que exige também muita disciplina. Para Marco Imperador, sócio-diretor do Grupo Zaiom, é fundamental estabelecer uma rotina, com horário definido para começar o trabalho, para que onegócio em casa tenha sucesso. “Tenha um quarto específico para trabalhar, com porta e chave. Além disso, é importante ter uma linha telefônica exclusiva para a empresa”, diz. Segundo ele, ainda que a microfranquia funcione a partir de casa, é vital sair para buscar fregueses e divulgar a marca. Não dá para se acomodar e esperar que os clientes caiam no seu colo.
Por outro lado, a formatação de uma franquia em casa traz a vantagem de diferenciar o trabalho do prestador de serviço independente, que muitas vezes atua na informalidade, de um profissional estruturado e com suporte profissional. “Há um mecanismo importante de transferência de know-how das redes, principalmente em áreas como reforço escolar, manutenção de prédios e outros reparos”, áreas onde o Grupo Zaiom através de diversas franquias baseadas no modelo home based.
Ter uma franquia em casa envolve muito trabalho
Ao contrário de outros modelos de negócio que dependem do trabalho em equipe para funcionar, na microfranquia o bom resultado está baseado no trabalho do próprio empreendedor. “Não é um investimento, é uma operação”, diz Imperador. De acordo com ele, é o empreendedor que vai realizar a operação do negócio. “As pessoas têm de ter afinidade e disposição para trabalhar na operação. O sucesso do negócio se vale muito mais do esforço do franqueado do que do capital”, afirma.
Ter uma franquia em casa certamente é uma ótima alternativa de negócio, mas não se esqueça que mesmo se tratando de uma microfranquia, envolve muito trabalho e dedicação.
Fonte: Empreendedor Online