Brasil tem cerca de 6 milhões de mulheres empreendedoras. Na maioria dos casos, elas são proprietárias de pequenos negócios
Uma pesquisa traçou o perfil das empreendedoras brasileiras e mostrou que a maioria não quer nem pensar em trocar a empresa por um emprego formal. Para a microempresária Ligia de Sica, a ideia de começar um negócio nasceu junto com Helena, a filha mais velha dela. Lígia não encontrava uma bolsa do jeito que queria para carregar tudo que um bebê precisa. Por isso, inventou uma que ficou tão sob medida que vieram as encomendas de outras mães. “Comecei a rascunhar o que gostaria, encontrei uma costureira e começamos a trabalhar os pilotos juntas”, conta a microempresária.
O levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que quase metade das mulheres empreendedoras é como Lígia: percebeu que havia uma oportunidade e abriu a própria empresa. Grande parte escolheu um ramo que tem afinidade e está feliz com os resultados.
Ao todo, são 6 milhões de mulheres empreendedoras no país. 72% das entrevistadas nessa pesquisa disse que não trocaria a própria empresa por um emprego formal. Metade tem jornada de mais de oito horas e 37% não tiram férias. Em geral, elas abrem pequenos negócios: 20% têm empresas de estética, 12% trabalham com alimentação e 11% com vestuário. “Dois terços praticamente faturam ate R$ 60 mil por ano, que é uma média de R$ 5 mil por mês. Há um nível de informalidade muito grande, um terço são informais, não emitem nota fiscal e têm empresa constituída. O que, de certa forma, reflete o empreendimento brasileiro de um modo geral, não só o feminino”, explica Flavio Borges, gerente do SPC Brasil.
Fonte: G1 – Jornal da Globo