Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e outros personagens da Turma da Mônica levarão noções de educação financeira à classe C.
A iniciativa, fruto de uma parceria do desenhista Mauricio de Sousa com o SPC Brasil, pode ser encontrada nas bancas sob forma de gibis que tratam de assuntos tão espinhosos quanto dívidas e gastos para um público que está começando a assimilar a importância do dinheiro.
Para realizar o projeto, a Mauricio de Sousa Produções, empresa do desenhista, abriu mão dos direitos autorais do uso dos personagens. Só será cobrada a produção de arte que envolve custos básicos.
Pela campanha, serão desenvolvidas 50 páginas com princípios de educação financeira. O roteiro será elaborado pela equipe do portal Meu Bolso Feliz, iniciativa do SPC Brasil para orientar a classe C que está sendo lançada nesta quarta-feira (19).
Essas páginas serão veiculadas durante um ano nas principais revistas dos personagens da Turma da Mônica.
“Os temas de educação financeira são adaptados à realidade e ao linguajar dos personagens”, afirmou o desenhista Mauricio de Sousa em entrevista à Folha.
“E, finalmente, é criada uma historinha em que são transmitidas, de forma divertida e descontraída, informações úteis sobre poupança, mesada, como gastar, origem do dinheiro”, acrescenta.
A parceria com a Mauricio de Sousa Produções e o portal Meu Bolso Feliz fazem parte de um programa desenvolvido pela SPC Brasil dirigido à classe C e que contempla serviços de orientação financeira a um público que ganhou poder aquisitivo nos últimos anos, em uma nova realidade que, muitas vezes, foi acompanhada do aumento do endividamento e do descontrole financeiro.
O portal, por exemplo, tratará de situações comuns à vida dessa população, como compras no supermercado, aquisição do carro novo e a realização do sonho da casa própria. Haverá uma equipe de especialistas na área financeira e outros profissionais que serão responsáveis pela produção do conteúdo, que incluirá depoimentos reais de consumidores.
A realidade da classe C será retratada através dos dilemas vividos pela Família Taliso, formada pelo pai, Antônio, a mãe, Ana Maria, o avô, seu Manuel, e a filha, Marina. As dicas de finanças pessoais são passadas pelo cãozinho Tostão, que fala de consumismo, endividamento e equilíbrio orçamentário.
Fonte: Folha.com