Em pesquisa, cerca de 48% dos entrevistados admitiram passar de 25 a 30 horas por semana em frente ao computador, queixando-se posteriormente de dores musculares e de cabeça
“Doenças de coluna, nos ossos e músculos, na visão e o famoso stress, além do desenvolvimento de uma rotina sedentária são as principais consequências de viver na frente de um computador desregradamente”
Imprescindível para a maioria dos profissionais na atualidade, o computador é uma ferramenta da qual poucos de nós pode abrir mão. Porém, é comprovado que o uso intensivo de computadores no trabalho e na vida pessoal tem afetado muito a saúde das pessoas e tem levado muitos para os consultórios médicos e as farmácias. Doenças de coluna, nos óssos e músculos, na visão e o famoso stress, além do desenvolvimento de uma rotina sedentária são as principais consequências de viver na frente de um computador desregradamente.
Uma pesquisa recente realizada por cientistas da Stellenbosch University, de Tygerberg, na África do Sul, reuniu 1.073 estudantes e analisou quantas horas cada um gastava com o uso de computadores. Cerca de 48% deles admitiram passar de 25 a 30 horas por semana em frente ao computador, queixando-se posteriormente de dores musculares e de cabeça.
As “doenças da internet”
Toda atividade, quando realizada por muito tempo, pode resultar em uma Lesão por Esforço Repetido ou Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, e o uso contínuo do computador não é diferente. Nos últimos anos, as DORTs tornaram-se as principais doenças ocupacionais que motivam afastamentos do trabalho por motivos de saúde.
Adolescentes que passam muitas horas em frente ao computador, principalmente nas redes sociais, tem mais probabilidade de desenvolver doenças como a depressão, insônia, vícios e a chamada Síndrome da Visão do Computador, que é o resultado combinado do brilho das telas, a falta de descanso dos olhos e às condições externas ao uso da máquina, como iluminação do local e o ar-condicionado.
Além disso, a própria rotina que acompanha o uso do computador pode levar ao sedentarismo, responsável por mortes em igual número ao tabagismo. Esse fato só realça a necessidade da conscientização da necessidade de se praticar atividades físicas.
Veja abaixo uma lista das atividades físicas mais indicadas por especialistas para aliviar sintomas de doenças desenvolvidas pelo uso constante do computador:
Corrida e caminhada
Em grupo ou sozinho, correr desenvolve os músculos e é ótimo para aumentar os níveis de resistência física. Após uma longa corrida, o corpo está relaxado, pois o excercício libera tensão muscular e aumenta a temperatura do corpo, tornando-se ideal para combater doenças como a depressão. Além disso, correr eleva os níveis de neurotrofinas, proteínas que protegem os neurônios, sendo indicada também para pacientes com doenças de trato psicológico.
Ciclismo
Andar de bicicletas é ideal para combater a insônia, e também uma das atividades responsáveis por liberar serotonina, o hormônio da felicidade, contribuindo para o relaxamento do corpo e fortalecimento muscular. Isso em todas as formas de praticar o esporte, como mountain bikes, andar pela cidade, bicicletas ergométricas e etc. Além disso, por ser uma atividade de baixo impacto para os ossos e músculos, é ideal para quem está começando agora e ajuda a combater a obesidade, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, lesões por esforço repetitivo e tendinites.
Pilates
Estimulando a remodelagem óssea, melhorando a postura e recuperando o tônus muscular, a prática do pilates é indicada para combater doenças como hipertensão, artrite, osteoporose, fadiga e traumas na coluna. Outras atividades, como musculação e a prática de esportes como futebol, vôlei e natação, também contribuem para uma recuperação rápida, além de serem ótimos para maior integração social. Monitorar o tempo gasto na frente do computador e respeitar períodos de descanso também são fundamentais. Utilize esses recursos como aliados e evite ficar refém das novas tecnologias.
Esportes coletivos
Futebol, basquete, vôlei e tênis são alguns dos esportes coletivos com maior impacto positivo em doenças desenvolvidas pelo uso excessívo do computador, com excessão das LERs. Seus movimentos rápidos e aeróbicos elevam a queima de gordura, aumentam o ritmo cardíaco e promovem níveis de energia mais elevados. Além disso, esportes como o tênis aumentam o desenvolvimento cerebral e a cordenação motora, graças a necessidade de se coordenar os movimentos do corpo com o rebater da raquete, além do controle do impacto da bola. Daí a necessidade de ter o equipamento correto, como raquetes mais rígidas para iniciantes, pois o mesmo ainda está se adaptando ao esporte.
Ginástica Laboral
Dentro do ambiente de trabalho também é necessário fazer pausas para alongar os musculos e diminuir os impactos que as longas horas em frente ao computador podem causar. O relaxamento, alongamento dos músculos e alinhamento da postura são indispensáveis para a saúde. Cada série de exercícios deve ser realizada, no mínimo, uma vez ao dia.
Marcos Dávida Jr. é diretor da Drogaria Nova Esperança
Fonte: Administradores.com.br