A culpa não é sua: otimismo e pessimismo são traços biológicos

4 de abril de 2014

Mau humor? Relaxe e culpe a genéticaFoto: StockPhoto
Mau humor? Relaxe e culpe a genéticaSTOCKPHOTO

Você luta para olhar para o lado bom da vida? Pois cientistas acabam de descobrir que pessimismo e otimismo são traços biológicos. A culpa, portanto, não é toda sua.

– Pela primeira vez conseguimos achar um marcador cerebral que diferencia pessoas positivas das negativas – disse ao “Daily Mail” o pesquisador Jason Moser, professor assistente de psicologia da Universidade do Estado de Michigan.

Para este estudo, as 71 participantes foram entrevistadas previamente para estabelecer se tendiam a pensar positivamente; elas observaram e marcaram algumas imagens enquanto sua atividade cerebral era gravada.

Entre as imagens estava, por exemplo, a de um homem mascarado segurando uma faca na direção da garganta de uma mulher, com um potencial resultado de a mulher se libertar e fugir.

Os pesquisadores descobriram que a leitura cerebral das pessoas positivas, que achavam que a mulher de fato fugiu, era muito menos ativa.

O estudo, publicado na “Journal of Abnormal Psychology”, usou mulheres porque elas são duas vezes mais propensas a sofrer de ansiedade em comparação com os homens.

A descoberta tem implicações na maneira como pessoas negativas lidam com situações difíceis.

– Você não pode simplesmente dizer ao seu amigo que ele pense positivamente ou não se preocupe – isso não vai ajudá-lo. A ideia seria fazê-lo pensar no problema de uma forma diferente, usando outras estratégias – observou Moser.

Fonte: O Globo