Os shoppings esperam queda no movimento durante a Copa do Mundo, pois o interesse do público no mundial deve tirar o foco das compras. Outro ponto de preocupação são os feriados que podem obrigar os centros comerciais a fecharem as portas em alguns dias de jogos. O Brasil conta com 459 shoppings centers, dos quais 43% estão espalhados pelas 12 cidades-sede da competição.
A preocupação alcança mesmo os estabelecimentos que estão situados longe de estádios, como mostra uma pesquisa do IBOPE Inteligência: 63% deles acreditam na redução do movimento. A visão de uma parcela dos empresários é ainda menos otimista: para 29% dos lojistas, não está claro se haverá algum benefício para o comércio durante o mundial. Para driblar o período difícil, 80% dos shoppings vão investir em ações de Marketing específicas para a Copa do Mundo da FIFA.
Outro ponto de atenção é a preparação para o atendimento aos turistas durante o evento. Dos shoppings pesquisados, 42% estão investindo em treinamento das equipes por meio de cartilhas bilíngues e guias de bolso, além de estarem adaptando a sinalização do ambiente. Entre os centros comerciais mais próximos aos locais da competição, 37% estão contratando mão de obra temporária.
Fonte: Mundo do Marketing