Vendas via tablets crescem mais do que por smartphones

15 de maio de 2014

No Brasil, 90,6% dos brasileiros fazem compras online utilizando PC, enquanto 4,8% usam dispositivos móveis

comprasA Ratuken aponta em seu estudo sobre as tendências de compra provenientes de 14 mercados que o uso do tablet em compras online cresceu 41,9% no ano passado, quatro vezes mais que os de smartphones, que teve aumento de 9,7% no mesmo período.

Segundo a pesquisa 6,1% das pessoas preferem fazer compras online usando o tablet, enquanto 6,8% preferem usar o celular. O Reino Unido superou os EUA como principal mercado do mundo para uso do tablet; 12,2% dos britânicos entrevistados afirmaram que preferem usar o tablet, contra 11,3% dos consumidores norte-americanos.

Em contrapartida, apenas 0,7% da população brasileira prefere usar o tablet quando faz compras online, enquanto para 2,5% dos consumidores brasileiros, os smartphones continuam a ser a melhor escolha.

Apesar do crescimento do m-commerce, os PCs (inclui desktop, notebook e netbook) continuam a ser a escolha mais popular dos compradores para acessar sites de varejo, no entanto, isso está mudando. Ao redor do mundo, 81,8% dos consumidores usam o PC para fazer compras on-line, em comparação com 83,2% em 2013. Dispositivos móveis compõem 13,8% do total, contra 12% no ano passado. No Brasil, 90,6% dos brasileiros fazem compras online utilizando PC, enquanto 4,8% usam dispositivos móveis.

Durante o último ano, alguns mercados sofreram de “fadiga social”, que pode ser definida como uma ligeira queda no número de pessoas recomendando nas redes sociais produtos que tenham adquirido. O mais recente índice mostra que 41,9% das pessoas recomendam itens nas redes sociais, ante 44% em 2013. No Brasil, 66,1% das pessoas entrevistadas disseram que avaliam e recomendam produtos regularmente.

Itens de roupas e acessórios são os mais comprados online globalmente, e apenas o Brasil e o Japão não estão dentro dessa tendência. No Japão 59,7% dos clientes são mais propensos a comprar ou baixar livros e revistas digitais. No Brasil, a categoria de eletrônicos é a primeira do ranking, sendo a mais comprada por 55.1% dos consumidores; a segunda categoria preferida são conteúdos digitais (revistas e livros), respondendo por 46,6% e finalmente, a terceira posição fica para roupas e acessórios, com 37,3%.

A pesquisa ainda revelou que as categorias menos compradas na internet pelos brasileiros são Pet (6,3%), e Flores (5%).

Fonte: Decision Report