CNDL atribui queda das vendas ao efeito calendário

19 de maio de 2014

O indicador apurou quedas de 0,5% na base mensal (março 2014 / fevereiro 2014) e de 1,1% na base anual (março 2014 / março 2013)

diminuiçãoAs lideranças da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) receberam sem espanto os dados sobre a queda da atividade comercial no mês de março, divulgados na manhã desta quinta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicador apurou quedas de 0,5% na base mensal (março 2014 / fevereiro 2014) e de 1,1% na base anual (março 2014 / março 2013).

Na avaliação dos dirigentes da CNDL, o resultado já era aguardado pelos comerciantes brasileiros, que por conta do feriado de carnaval, sentiram diminuir o fluxo de consumidores nas lojas no mês de março. “É um desempenho natural, tendo em vista que o carnaval paralisa praticamente o comércio em todo país, além de movimentar apenas segmentos específicos. Isso por que, neste ano, o feriado caiu em março, e não em fevereiro, como aconteceu em 2013”, explica Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Segundo semestre

Já no acumulado do ano (janeiro 2014 – março 2014), a pesquisa do IBGE apurou alta de 4,5%. De acordo com a CNDL, o resultado é positivo, apesar de os lojistas perceberem uma queda no poder de compra do consumidor — influenciada principalmente pela inflação — e dificuldades do brasileiro na quitação de dívidas. “O cenário daqui pra frente tende a ser de desaceleração. Não podemos esquecer que o segundo semestre contará com significativos reajustes no preço da gasolina e no preço da tarifa elétrica, o que com certeza trará impactos negativos para as vendas”, disse Pellizzaro Junior.

Fonte: CNDL