5 lições dos grandes mestres para ser “o cara” do seu negócio

22 de maio de 2014

Existem pessoas que tem o “dom” de prever o futuro e trazê-lo para “o hoje” com o objetivo de ganhar dinheiro. Muitas pessoas podem chamar realmente isso de dom, mas eu chamo de experiência. Pessoas como Steve Jobs, Jorge Lemann, Warren Buffet, Bill Gates, entre outros, não nasceram com nenhum dom especial. São pessoas normais, como eu e você, que ganharam experiência ao longo do tempo. A única coisa que eles fizeram no momento certo foi aproveitar a oportunidade que se apresentou.

Existem muitos multimilionários que não tem nenhum grau de instrução, apenas deram a cara à tapa e investiram em seus negócios como se fossem o último de suas vidas. Aliás, uma das coisas em comum entre essas pessoas é o entusiasmo com que trabalham.

Negócios

Veja, muitas pessoas dizem que é extremamente importante diversificar os investimentos para reduzir os riscos. O que o maior investidor do mundo diz, é: “encontre a melhor empresa para investir!” Poderíamos até ficar horas discutindo sobre isso, mas Warren Buffett realmente sabe do que está falando porque ele tem a experiência, não apenas conhecimento teórico. Concordo em diversificar, mas se eu aprendesse tudo o que o Warren sabe com certeza teria a mesma opinião que ele.

Nesse artigo, quero trazer algumas das lições mais importantes para quem quer ter sucesso nos negócios. E isso se aplica a tudo na vida. Não importa se você tem um blog, produto, negócio offline, franquia ou uma empresa bem posicionada, essas lições servem para você.

LIÇÃO 1: TORNE AS COISAS FÁCEIS

A natureza do ser humano é muito complicada. Queremos sempre encontrar soluções mirabolantes para tudo, mas de tão complexas que são nossas ideias acabamos por não fazer nada.

O que os grandes fazem é descomplicar. Não adianta investir tempo para resolver um problema que não vai lhe trazer nenhum benefício. Se for muito complexo, tente tornar a coisa simples de ser resolvida. Se você ver que vai demorar, mude seu pensamento. Se mesmo assim for demorar, terceirize.

Pense nisso: complique para os outros, pois eles vão receber para isso; descomplique para você, pois você depende do seu tempo para expandir seus negócios.

LIÇÃO 2: COMECE NO CAMINHO CERTO

Talvez a maior lição você já conheça: faça o que você gosta. Não importa o que os outros dizem. Não importa o que rende mais. Não importa nada disso. Se você não começar fazendo o que você gosta, dificilmente terá ânimo e disposição para continuar. Será muito sacrificante manter um projeto que você mal suporta olhar.

Com o tempo você vai aprender a estudar negócios novos e atuar neles, mas enquanto você não tem experiência, procure algo que lhe dê prazer. Primeiro satisfaça a você mesmo, sem pensar em dinheiro. Somente depois pense profissionalmente. Se você começar pelo dinheiro, com certeza vai cair!

Pense nisso: de que adianta investir em um negócio que você sabe que não vai dar certo? Quanto tempo você aguentaria escrever em um blog sobre um assunto que você mal conhece? Quais são as chances de lançar um produto sobre monetização e se dar bem se você ainda está começando nesse mundo? Encontre sua paixão, acima de qualquer coisa.

LIÇÃO 3: SAIBA QUANDO ABANDONAR O NAVIO

Cara, a coisa mais importante quando você é um empreendedor é saber quando sair do jogo.

Recentemente desativei alguns blogs que não estavam indo bem. Eles davam trabalho para atualizar, custavam caro e ainda não traziam retorno satisfatório. Cortou meu coração ter que me desfazer de algo que demorei para criar, mas é assim que funciona. Se eu continuasse com eles, não poderia dar prosseguimento ao Formula Afiliados, que nesse momento é meu maior foco.

Então, se você ver que criou algo que não lhe deixa tempo livre para expandir seus negócios, abandone o navio e comece de maneira diferente.

Pense nisso: quando você começa alguma coisa do zero, recupera aquela expectativa que temos ao iniciar um projeto. Você pode não perceber, mas ao ler esse artigo deve ter sentido muito entusiasmo e uma vontade de largar o que está fazendo e começar tudo da melhor maneira possível. Deixar velhos pensamentos de lado também significa abandonar o navio, pois você recomeça com tudo novo.

LIÇÃO 4: HUMILDADE ACIMA DE TUDO

LEVE ISSO PARA O RESTO DA SUA VIDA: Pessoas que enriquecem sem base na humildade se tornam seres humanos medíocres.

Tenho absoluta certeza de que você, pelo simples fato de estar aqui, vai enriquecer um dia. Mas, antes de pensar nisso, cuide da sua humildade. Converse com pessoas simples, faça coisas simples, nunca pense que você tem mais do que os outros, pois sempre existe alguém que tem mais do que você.

Isso me lembra uma história que aconteceu comigo há pouco mais de um mês. Graças a Deus, tenho um carro bom que satisfaz todas as minhas necessidades. No dia 30 de Dezembro de 2013, freei bruscamente, bati esse carro (a culpa foi totalmente minha), e fiquei 20 dias andando com um carro reserva básico e de ônibus. Nessa época, comecei a reparar que a marca do meu carro não significava absolutamente nada; que o meu celular, meu tablet, meu notebook, nada disso não valia nada, pois tudo isso são relíquias simples objetos que podem ser jogados fora a qualquer momento. Percebi que o que mais importa na vida são as pessoas. Não sei o motivo pelo qual “caiu a minha ficha”, mas considero que cresci 100% como pessoa e 100% nos negócios porque comecei a enxergar além do dinheiro.

Pense nisso: procure enxergar além do dinheiro. Como é que pode…? Algumas das pessoas mais felizes do mundo são justamente aquelas que não tem dinheiro algum. É claro que você não precisa ficar pobre para ser feliz, não é isso que estou falando, mas tenha a mente das pessoas mais humildes, pois é isso que os grandes têm.

LIÇÃO 5: O CARÁTER É BOM PARA O NEGÓCIO

Vemos e ouvimos tantas besteiras no mundo dos negócios que não nos lembramos de uma das frases mais célebres de uma pessoa que mereceu toda a honra que teve:

O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.
Abraham Loncoln

Pense nisso: é excelente manter uma boa reputação na internet, mas melhor ainda é tratar o caráter para ser uma pessoa só em qualquer lugar que você esteja. Não adianta falar que é sério e postar fotos obscenas nas redes sociais. Não adianta falar que é humilde e esnobar as pessoas.

Sem caráter, um dia a casa cai!

“Você não pode fazer um bom negócio com uma pessoa ruim” (Warren Buffet)

Espero que essas 5 lições sirvam de inspiração para você levantar dessa cadeira e falar: “hoje é o primeiro dia do resto da minha vida!”

Abraço!
Anderson Chipak

Fonte: EscolaDinheiro