Manifestações e longos períodos fechados são os principais motivos de medo. Pesquisa do SPC Brasil aponta certeza em relação à realização de protestos durante o mundial
Quase metade dos empresários brasileiros (47%) teme prejuízos provocados por manifestações durante a Copa do Mundo, como mostra uma pesquisa do SPC Brasil. A maioria dos gestores tem certeza de que elas acontecerão no período do mundial. Minas Gerais registrou o maior índice: 100% apostam na realização de protestos. Em seguida, aparece Fortaleza, com 92%, e Recife, com 90%.
Curiosamente, no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades que foram palco das maiores movimentações populares, esse índice é menor: 73% e 72% respectivamente acreditam que manifestações ocorrerão durante os jogos.
Em relação a prejuízos, os mais pessimistas são os mineiros: 81% deles afirmam que perderão em vendas durante o mundial. Em Fortaleza, no Ceará, 49% dos empresários esperam um cenário negativo. O menor índice fica com o Rio de Janeiro e Brasília, onde apenas 3% dos varejistas acredita numa redução efetiva nos negócios.
O medo é justificado pelos prejuízos que o varejo de rua vivenciou nas capitais em junho do ano passado, especialmente durante a Copa das Confederações. O período registrou o pior resultado de vendas para o mês em toda a série histórica do SPC. Três fatores ainda complementam a insegurança: 55% dos entrevistados dizem que os consumidores evitarão locais públicos, outros 45% destacaram o fato de os estabelecimentos ficarem mais tempo fechados devido aos feriados e aos riscos de violências como saques e depredações.
Fonte: Mundo do Marketing