Pesquisa mostra que brasileiros acumulam financiamentos no cartão

3 de junho de 2014
maquina-de-cobranca-de-cartao-de-credito
Imagem: Divulgação

Especialistas alertam para o perigo de pagar em muitas parcelas. Segundo SPC, 21% dos brasileiros têm pelo menos cinco compras parceladas.

O SPC divulgou nesta segunda-feira (02) uma pesquisa que serve quase como um conselho. Cuidado para não perder o controle do cartão de crédito naquelas compras parceladas.

Se está na mão vai para máquina. Rapidinho! E são muitos: 87 milhões de cartões de crédito em uso no país. Põe uso nisso.

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) feita em março mostra como os brasileiros estão usando o cartão. É um jeito, no mínimo, preocupante: acumulando financiamentos – 21% tem pelo menos cinco compras parceladas.

Se a pessoa não tem controle, cinco compras parceladas pode se tornar muito, afirma Flávio Borges, gerente financeiro do SPC.

A plaquinha está ao lado da máquina. Quem gasta mais, divide mais. Vantagem? Nem sempre!

A pesquisa também mostra que a facilidade da hora da compra tem virado dificuldade para muita gente, principalmente para aquelas pessoas que se empolgam com as parcelinhas, as muitas parcelinhas no cartão. É que de pouco em pouco a fatura fica pesada demais para qualquer bolso.

O perigo de tantas parcelas está no levantamento. Seis em cada dez entrevistados já usaram o chamado crédito rotativo, que é quando se paga o mínimo da fatura do cartão.

Optar pelo pagamento mínimo significa pagar no mínimo 8% de juros ao mês, que no final do ano isso pode passar, dependendo do cartão de crédito, de 200%, diz Flávio Borges.

Foi exatamente por isso que Maria Aparecida sujou o nome e ficou sem crédito por cinco anos. E pior: por emprestar o cartão para outros comprarem. Compraram, mas não pagaram. Foram tantas dificuldades até conseguir acertar tudo que ela radicalizou: só compra em dinheiro vivo.

Fonte: G1