Foto: Milena Guitti, via Pinterest
Estamos no período de Copa do Mundo, mas também é época das famosas festas juninas. Tem muita gente preferindo unir as duas comemorações: assistir aos jogos em clima junino, mas há também quem não curte muito futebol e não abre mão de um arraial. Para essas pessoas, que tal começar a pensar em um festa típica?
Foto: Amy Atlas
As casas ou os apartamentos térreos saem em vantagem na hora de preparar essa comemoração, já que é mais fácil ter uma área ao ar livre e que permita aquele clima de arraial. Alguns desses locais tem até espaço para uma fogueira, que traz de volta o charme das festas juninas antigas. Porém, é preciso ter cuidado na hora de montar, deixando a fogueira longe de objetos que possam causar acidentes com o fogo e, claro, delimitar o espaço para as crianças não ficarem perto sem a supervisão dos adultos. A lareira pode também fazer a vez da fogueira, mesmo aquelas artificiais.
Foto: Uttil Design
A decoração do ambiente é o que dará o tom da festa. De acordo com Gustavo Lucas, sócio diretor da Animafest, apostar na palha e na chita, com estampas em cores fortes faz sucesso nesse tipo de comemoração. “As tradicionais bandeirinhas também não podem faltar. Uma dica é usar papel de seda ou celofane na produção”, explica Lucas. Há ainda a opção de usar jornal para elaborá-las ou comprar as bandeirinhas prontas, em diversas cores. As lojas de armarinhos costumam ter esse produto com preços competitivos. Se a escolha é por uma decoração temática, mas discreta, opte por usar uma toalha de mesa de chita ou de juta e acrescente arranjos de flores do campo.
Foto: Catch My Party
A música também é outro ponto que vai ajudar nesse clima festivo, faça uma playlist com opções caipiras, mas mescle com outras músicas mais neutras. Assim você não vai cansar os convidados. Outra dica é organizar uma mini quadrilha, coisa rápida, apenas para integrar os convidados e a música típica pode entrar nesse momento. Apenas tome o cuidado para deixar os convidados à vontade para participar ou não dessa brincadeira. Há quem não goste e se sentirá constrangido com a insistência.
A brincadeira ainda pode ficar por conta de um correio elegante divertido. Para isso, deixe duas cestas espalhadas pela casa: uma com papéis em branco e canetas e outra vazia, para receber os recadinhos. Você pode estipular a hora de compartilhar o correio ou deixar que cada um pegue quando achar melhor.
Foto: Cool Guide
Por fim, comida e bebida típica fazem sucesso entre os convidados. Vinho quente, quentão, chá de amendoim, cuscuz, pipoca, milho verde, sopa de feijão, cachorro quente, paçoca, doce de abóbora, arroz doce, curau e canjica são apenas alguns exemplos para rechear a mesa da festa.
Foto: Scontent
E falando em mesa, seja bem criativo para expor a comida e bebida. Chapéu de palha, peças em vime e retalhos são ótimas dicas para essa decoração. Com tudo organizado, basta aproveitar o arraial!
Fonte: Yahoo