Cancelar assinatura de telefone promete dar menos trabalho para os assinantes

7 de julho de 2014

A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel

assinatura-telefoneO sonho de muitos usuários de telefonia está próximo a ser realizado. A partir de amanhã (8), o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet sem precisar falar com atendente, ter ligação derrubada ou esperar “horas a fio” e não ser atendido. O benefício faz parte do novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que disponibilizará a opção “cancelamento de assinatura” no menu principal.

A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel. Agora, ao telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante. Bastará se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço.

A nova regulamentação já começou a agradar aos consumidores. Para a jornalista, Driele Veiga, se o serviço funcionar ela acordará de um pesadelo: “Já passei pela tentativa em cancelar planos diversas vezes e a impressão que tenho é que o serviço não funciona. Pensar em cancelar algo por telefone é um pesadelo. Quando migrei da operadora Oi para a Claro e vice versa, a ligação sempre caia. Eles tentam de toda forma evitar o cancelamento e quando vêem que não tem jeito derrubam a ligação. Acho ótimo termos essa opção no menu principal porque poupa tempo e nos dá, de fato, o direito de escolher nossas operadoras sem ter que ficar com elas simplesmente porque desistimos de passar horas no telefone tentando. Espero que funcione”, contou a jornalista.

Assim como a jornalista, a estudante de direito, Karla Kiriale, afirmou ter sido vítima da situação por diversas vezes. Segundo ela, a tentativa frustrada levou-a a permanecer na operadora Vivo, mesmo contra a própria vontade: “Passei quase uma hora no telefone tentando cancelar um plano de linha do celular, até que a ligação caiu antes mesmo de ser atendida. Não desisti e quando consegui a atendente informou que o sistema estava inoperante. Sem paciência, estou até hoje na mesma operadora e espero que essa nova regulamentação venha para solucionar a vida de muitos usuários insatisfeitos como eu, pois enxergo a situação como um transtorno”, completou.

Para o presidente da Anatel, João Rezende, as novas regras fortalecem o poder de negociação do consumidor e as telefônicas já afirmam estar preparadas para as novas normas. A Vivo, Oi e GVT informaram que vão implantar as mudanças, mas reclamaram do prazo estabelecido pela Anatel, considerado curto e incompatível com o nível de complexidade exigido para adequar seus sistemas. Net, Claro e TIM informaram que estão trabalhando para cumprir as determinações nas datas estabelecidas. A Embratel e a Nextel não se pronunciaram.

Segundo o advogado do direito do consumidor, Thiago Freitas, a norma é muito salutar e uma vez obedecendo às regras facilitará a vida dos consumidores que por anos tentam destravar uma verdadeira batalha na tentativa de conseguir efetuar o cancelamento das assinaturas nas quais eram titulares: “Se a Anatel regulamentou, então essa é uma norma que precisa ser obedecida, caso contrário o usuário terá que denunciar a operadora para a própria Anatel, cuja mesma checará a denúncia, aplicando multa à operadora que por ventura tenha desobedecido às normas”.

O advogado lembrou ainda que, o registro da queixa também poderá ser feito pelo próprio site da Anatel, facilitando a vida dos consumidores.

Fonte: Tribuna da Bahia