O CORREIO fez o caminho das pedras e acessou o site das operadoras Vivo, Oi, TIM e Claro, além da GVT, Net e Sky
Quem tentou nesta terça (8) pode até ter conseguido cancelar automaticamente (sem passar por um atendente) um serviço de telefonia fixa ou celular, TV por assinatura ou de acesso à internet através de um site ou do telefone.
Porém, o caminho não foi tão fácil quanto se imaginava. Isto porque as operadoras encontraram um ‘jeitinho’ de esconder esta opção, que é obrigatória pela nova regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começou a vigorar ontem.
A Anatel informou que no primeiro dia não houve nenhum registro de queixas relacionadas às novas determinações. Porém, o consumidor ainda vai precisar ter mais um pouquinho de paciência até cancelar o contrato com apenas o toque de um botão.
O CORREIO fez o caminho das pedras e acessou o site das operadoras Vivo, Oi, TIM e Claro, além da GVT, Net e Sky e também ligou para a Central de Atendimento ao Cliente das operadoras. Todas elas já apresentam no menu do atendimento via telefone, a opção de cancelamento automático.
Mas o cliente vai ter que esperar até a última opção se quiser cancelar o serviço, pois o cancelamento está lá no final da fila. Na Vivo ainda é possível ouvir uma mensagem em que a empresa diz estar fazendo esforços para cumprir as determinações da Anatel até que, finalmente, se possa discar a opção desejada, a do cancelamento.
A maior dificuldade foi encontrar o cancelamento automático via web. Na central de atendimento da TIM na internet não consta nenhuma opção que leve ao cancelamento automático. Procurada pela reportagem, a TIM apenas informou que “o pedido de cancelamento de serviços está disponível no menu de atendimento do call center da TIM”.
A Anatel determina no Art. 21 que o atendimento por internet deve ser disponibilizado na página da prestadora, por meio de espaço reservado ao consumidor, mediante inserção de login e senha. Fazer o cancelamento pela página da Claro é mais uma saga. Após acessar a página principal, o cliente deve ir em Atendimento.
Até aí, tudo bem. Em mais opções, item presente na aba de cada produto, o consumidor também não vai encontrar fácil o que se procura. Somente no serviço telefone fixo é que irá aparecer cancelamento de linha, lá no final da página e em mais uma aba de nome Outras Opções.
Para serviços de telefonia celular, internet e TV, se a opção de cancelamento existe no portal da Claro, o CORREIO não viu. A operadora foi procurada para comentar, mas não retornou o contato até o fechamento desta edição.
Segundo a Anatel, os fiscais trabalham para verificar se as obrigações estão sendo cumpridas pelas prestadoras. Estes procedimentos incluem, entre outros pontos, testes de funcionamento dos sistemas e inspeções nos call centers e postos de venda.
Todos os possíveis descumprimentos das novas regras poderão motivar processos administrativos contra as empresas. A depender da extensão e da gravidade da infração constatada pela Anatel, as sanções podem ir desde uma advertência até uma multa de R$ 50 milhões para cada item descumprido.
Fonte: Correio24horas