Atenção aos intermediários na hora de quitar dívidas

16 de julho de 2014

Com a inadimplência em alta, consumidores buscam alternativas para limpar o nome

mbf_banner_noticias_23-frqjePor um algum motivo específico você se viu no sufoco. Dívidas acumuladas, muito dinheiro saindo e pouco entrando. Neste momento, surge na sua frente uma empresa que promete retirar seu nome da lista de negativados pagando pouco.

E mais: pesquisando as opções na internet, mais opções aparecem. Algumas prometem uma renegociação milagrosa e outras garantem limpar seu nome sem gasto algum. O problema é que, na maioria dos casos, essas empresas não explicam como farão isso. “Não existem milagres no mercado. Se há uma dívida e ela está registrada em algum serviço de proteção ao crédito, ela não pode simplesmente desaparecer. Acreditar em facilidades milagrosas é o primeiro passo para se fazer algo que no fundo sabemos que não é correto”, diz José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Não é ilegal contratar alguém para tentar renegociar sua dívida, mas algumas empresas que fazem isso na verdade são criminosas. Segundo pesquisa realizada no SPC, 5% dos entrevistados afirmaram que foram vítimas de golpes de empresas que prometem limpar o nome dos registros de proteção do crédito. Veja.

FIQUE ATENTO ÀS DICAS PARA NÃO SER VÍTIMA DE ALGUM GOLPE.

– A promessa da diminuição dos juros cobrados costuma ser falsa ou exagerada. Essa negociação depende do credor aceitar ou não a proposta.

– O mesmo vale para promessa da dívida renegociada. A empresa fará isso para você? Como?

– Limpar seu nome sem pagar a dívida é impossível. Se o acordo for esse, o processo é ilegal.

– Quando você tem certeza de que a dívida é injusta (por exemplo, se você foi vítima de uma fraude que sujou seu nome), entre em contato com seu credor. Depois da conversa, formalize a situação por email e peça que ele limpe seu nome em dez dias. Se isso não acontecer, procure um advogado de sua confiança.

A MELHOR MANEIRA DE LIMPAR SEU NOME 

– Levante o valor total de suas dívidas, o número de prestações previsto e os juros embutidos nela.

– Se você acha sua dívida alta demais, vá até seu credor e converse sobre seu problema pessoalmente. A estratégia é simples e costuma dar certo. “Tente renegociar os juros e o prazo de pagamento, mostrando que você tem interesse em pagar. Isso deixará seu credor com mais interesse em renegociar seu débito”,

– Encare sua real condição financeira e faça uma proposta que caiba no seu bolso.  Reavalie – junto ao credor – os juros da dívida ou peça descontos no pagamento à vista.

– Tente trocar sua dívida por uma modalidade de crédito que tenha juros mais baixos, como o crédito consignado.

– Reúna a família e estabeleça uma estratégia para reduzir custos e aumentar a renda familiar.

– Evite ir às compras. Um descontrole emocional pode complicar ainda mais sua situação.

Saiba mais sobre “Como Limpar seu Nome” no Portal Meu Bolso Feliz

Fonte: meubolsofeliz.com.br