Redes sociais: a Copa é do Twitter, mas a eleição é do Facebook

25 de julho de 2014

Sete em dez menções sobre as eleições são no Facebook, enquanto que apenas 2 são no Twitter.

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Foto: Google

Se era melhor acompanhar a Copa do Mundo 2014 no Twitter, as eleições presidenciais de 2014 serão debatidas majoritariamente no Facebook, mas não espere encontrar muita imparcialidade ou otimismo; não existe amor quando o assunto é a eleição presidencial desse ano. Essa é a conclusão desse estudo feito sobre as menções realizadas sobre os 11 candidatos à presidência nas quatro maiores redes sociais do Brasil: Facebook, Twitter, Google+ e Instagram. Mais do que uma em cada três menções sobre os candidatos era negativa, enquanto que apenas uma em cinco menções seria positiva.

Não por acaso, menções sobre a ideologia e os valores dos candidatos são as de segundo maior volume no monitoramento. Total menor apenas do que menções sobre a evolução da campanha, que contempla definição de candidatura, aprovação pelo TSE, notícias sobre gastos previstos, etc. Outra temática que trouxe várias menções são comentários sobre a Copa do Mundo, que estava já na fase final.

O estudo também conclui que 4 em 5 menções são sobre a polarização PT e PSDB – Eduardo Campos, o candidato da terceira via, tem pouco mais de uma menção a cada 10, todos os demais candidatos não somaram sequer uma menção a cada 10. Mais do que a polaridade, o estudo mostra como o restante dos partidos tem pouca presença online: o total de menções dos candidatos dos sete partidos com menor representatividade (PV, PRTB, PSTU, PCO, PSDC, PDC e PCB) é de apenas 4%, mesmo índice de menções de Luciana Genro, do PSOL, a quarta colocada.

Das quase duzentas mil menções monitoradas em uma semana, menos de quatro mil foram feitas no Google+ e no Instagram somados – sendo que o restante ficou no Facebook ou no Twitter. A pesquisa analisou o quadro geral dos candidatos à presidência do Brasil antes do início da campanha eleitoral (29 de junho a 05 de julho).

A pesquisa e análise foram realizadas por Ricardo Azarite, co-autor do livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais – do estagiário ao CEO” e autor de três e-books pelo Scup Ideas, e por Mariana Passos, doutoranda em Comunicação e Política pela ECA-USP.

Fonte: Blogmidia8