Juro para pessoa física atinge 43% em junho

29 de julho de 2014

Segundo dados do BC, somente as taxas do cheque especial subiram 3 pontos porcentuais em comparação com maio

jurosEm sua nota de Crédito e Política Monetária, o Banco Central (BC) informa que as taxas de juros do crédito das pessoas físicas atingiram em junho uma taxa média de 43%, contra 42,5% em maio. Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira, as modalidades de cheque especial e crédito pessoal tiveram aumento de 3 e 0,6 pontos porcentuais, respectivamente, entre maio e junho.

No período, o spread bancário (diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada ao consumidor final) foi de 20,9 pontos porcentuais também neste segmento, acima dos 20,6 vistos em maio.

A boa notícia é que a inadimplência no mercado de crédito brasileiro também no segmento de recursos livres ficou em 4,8% em junho, menor em relação a maio, quando registrou 5%.

Ainda segundo informou o BC nesta terça, o estoque total de crédito no Brasil subiu 0,9% em junho ante maio, chegando a 2,830 trilhões de reais, ou 56,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na sexta-feira passada, o BC anunciou mudanças na regra do compulsório – contribuição obrigatória que os bancos fazem junto ao BC. O objetivo é liberar mais crédito no mercado.

Fonte: Veja