Aplicativos de celular gratuitos podem ser aliados na hora de economizar água. O G1 testou três programas: o mais simples e objetivo é um “despertador para o banho”. Mas há ainda outros mais complexos, que exigem paciência para registrar tudo o que gastar de água. A recompensa será descobrir se o consumo está acima da média ou o que pode ser comprado com a economia feita.
Se duchas e chuveiros são vilões, o aplicativo “Sai Desse Banho” quer ser o mocinho. O aplicativo é um despertador “ecológico”: quando o tempo na ducha passar do que foi programado, uma música irritante toca no smartphone, até que ele seja desligado. O app tem versão apenas para iOS (Veja como baixar aqui).
Outra opção é o iWater, uma espécie de calculadora de gastos. Quem já usou apps de dietas ou similares vai se sentir familiarizado: tudo o que foi gasto ou consumido deve ser informado no aplicativo para que ele aponte se o consumo é o ideal. Todas as atividades domésticas rotineiras, como lavar as mãos ou tomar banho, devem ser informadas.
O usuário precisa escolher o tempo de cada atividade e a data, e o app calcula se o consumo está de acordo com o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 110 litros de água/dia. Se houver desperdício, ele dá um alerta. (Para baixar o aplicativo, clique aqui)
O iWater é projeto de um grupo de alunos de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro, criado para uma feira de ciências do colégio. O estudante Victor Capilé, de 16 anos, ajudou na programação do aplicativo e admite que não sabia quanta água desperdiçava até testar o programa. “Virei cobaia, mas foi bom para perceber o quanto usamos de água sem necessidade”, disse.
Por fim, a Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo (Sabesp) também desenvolveu uma ferramenta virtual para estimular a redução do consumo de água na capital paulista. A “Calculadora dos Sonhos” está baseada em um site e precisa do número de cliente para funcionar. Entretanto, a Calculadora acompanha o gasto de água com foco na conta.
Ela ajuda a contabilizar quanto dinheiro deixa de ser gasto e faz projeções de equipamentos que podem ser comprados com o que foi poupado na conta de água.(Veja aqui como acessar)
Fonte: G1