Inadimplência das empresas tem maior alta para julho desde 2000

27 de agosto de 2014

Crescimento entre junho e julho foi de 12,9%, segundo Serasa. Em comparação com o mesmo mês de 2013, alta foi de 11,4%

microempresaO índice de inadimplência das empresas alcançou a maior alta para um mês de julho em toda a série histórica, iniciada em 2000, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela Serasa Experian. Entre junho e julho, o aumento foi de 12,9%. Na comparação com julho de 2013, houve crescimento de 11,4%. No acumulado de janeiro a julho, a alta foi de 6,9% contra o mesmo período do ano anterior.

Em nota, economistas da Serasa Experian afirmam que o resultado é reflexo da Copa do Mundo, que reduziu o número de dias úteis no mês avaliado. Os especialistas também apontam como fatores que ajudaram a aumentar a inadimplência a estagnação da economia, o aumento do custo financeiro por causa de juros mais altos e o avanço dos salários acima do crescimento da produtividade.

Os títulos protestados em julho tiveram maior peso no crescimento da inadimplência, com alta de 39,5% em comparação com o mês anterior. Em seguida estão os cheques sem fundo, com elevação de 23,1%. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também apresentaram crescimento, de 2,7%. Já as dívidas com os bancos tiveram queda de 1,8%.

Fonte: G1 –  Economia