Maior parte dos idosos está interessada em curtir a vida, diz pesquisa

3 de setembro de 2014

Ao todo, 66% dos entrevistados declaram que já trabalharam muito e querem aproveitar

Idosos passaram a assumir que se divertir é fundamental – Getty Images

Os consumidores da terceira idade que vivem nas capitais brasileiras querem aproveitar a vida. Segundo pesquisa inédita do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz divulgada nesta terça-feira (2), 66% dos idosos declaram que já trabalharam demais e a prioridade, agora, é curtir o momento. A parcela é ainda maior (76%) quando analisada a população com mais de 76 anos.

De acordo com o levantamento, o interesse atual dos idosos é fruto da tranquilidade quanto à própria condição, aliada ao entendimento de que já contribuíram com sua parcela de trabalho.

Entre os motivos que influenciam os idosos, estão o desenvolvimento da medicina, a melhoria de aspectos básicos como saneamento, novas tecnologias e o consequente aumento da expectativa de vida. Segundo a pesquisa, os dados são compatíveis com o novo significado da velhice no mundo contemporâneo.

— A representação social das pessoas acima de 60 anos estava centrada apenas no inválido e dependente, sendo que há um universo significativo e heterogêneo que extrapola essa visão.

Hábitos

A mudança de hábitos dos idosos, de acordo com a pesquisa, tem a ver com as novas prioridades assumidas pelo grupo, uma vez que eles passaram a admitir que se divertir é fundamental. Para 46% dos ouvidos, o lazer tornou-se uma atividade muito mais frequente do que antes e sair de casa para passear é hábito assumido por 41% dos consultados.

As ocasiões de socialização também apareceram em destaque na pesquisa, porque uma em cada quatro pessoas afirma passar boa parte de seu tempo na companhia de amigos. Outros 20% dizem que aumentaram seus gastos com viagens. A maioria deles (33%) pertencente à classe A/B.

A pesquisa indica ainda que os entrevistados são muito bem resolvidos com relação ao modo como preferem passar seu tempo livre. Atualmente, a terceira idade quer viver momentos felizes e prazerosos, com vida social, consumo e viagens, sem grandes preocupações de longo prazo e menos gastos com itens básicos para a casa, o que possibilita mais investimento pessoal.

As perspectivas de futuro não receberam muita atenção dos idosos consultados. Segundo levantamento, 58% deles dizem querer apenas viver, sem se preocupar demais com o dia de amanhã. Da mesma forma, economizar dinheiro também não está nos planos de 49% dos entrevistados, que afirmam se preocupar mais em aproveitar a vida, hoje em dia, do que em economizar.

Fonte: R7