O recrutamento eficaz é um ato permanente de reunir “candidatos talentosos” ou “futuros funcionários em potencial”, em oposição à necessidade desesperada de encontrar alguém. Se você fizer isso não terá de procurar quando precisar de uma pessoa. Só precisará escolher.
O recrutamento reativo é muito mais oneroso e menos eficaz do que o recrutamento pró-ativo. Pense nisto: e se você administrasse seu estoque dessa maneira? Será que seria válido esperar até que seus itens mais procurados fossem todos vendidos antes de encomendar mais? Quantas vendas seriam perdidas por deixar aquele espaço vazio nas prateleiras ou nos displays até que a mercadoria encomendada chegasse?
Por que, então, não tomar o mesmo cuidado com sua equipe e manter um “estoque de reserva” de potenciais vendedores? Lembre-se: eles não costumam ser tão facilmente encontrados ou substituídos quanto uma mercadoria. É realmente uma questão de difundir o recrutamento na cultura de sua empresa. Todos devem perceber a questão e contribuir para atrair bons candidatos para a empresa.
A chave é estar à frente do jogo. Estar à frente em vez de se debater para encontrar alguém, qualquer pessoa, quando existe uma vaga para preencher e um horário descoberto. Recrutar significa ter pessoas suficientes para poder escolher. Um recrutamento bem feito irá assegurar a qualidade do processo seletivo.
Fonte: Varejista.com