A maioria dos consumidores (64,2%)%) já se arrependeram por ter comprado coisas que não precisavam, segundo uma pesquisa encomendada pelo portal Meu Bolso Feliz e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Na avaliação dos especialistas da instituição, o fato de as pessoas comprarem itens e se arrependerem depois revela que aquela compra provavelmente foi motivada por impulsos psicológicos de comprar imediatamente. Ou seja, compras que não foram planejadas e calculadas dentro do orçamento pessoal.
De acordo com o educador financeiro do portal Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o ato de comprar pode provocar uma sensação de bem estar que induz os consumidores a agir por impulso em busca desse tipo de recompensa e prazer imediato. “Além disso, o bombardeio publicitário e as facilidades do parcelamento dão a impressão de que essas compras não vão abalar o próprio orçamento”.
Seguindo o impulso A pesquisa ainda revela que o brasileiro declara ser um comprador impulsivo, mas apenas quando está podendo, ou seja, quando está com dinheiro no bolso. Dos entrevistados, 55,7% negam que fazem compras por impulso quando querem comprar muito alguma coisa, mas se estão podendo a situação é diferente: 60,1% afirmam que só fazem compras impulsivas, “quando o orçamento permite”.
De modo geral, 14,7% dos consumidores gastam mais do que o planejado para exibir estilo ou para mostrar a própria personalidade. Além disso, 22,9% parcelam as compras para poder comprar ainda mais.
Fonte: InfoMoney