Informação foi divulgada nesta terça-feira pela CNDL e pelo SPC Brasil.
Queda pode estar ligada aos feirões de dívidas e 13º de aposentados
O número de consumidores inadimplentes desacelerou em setembro deste ano, informaram nesta terça-feira (6) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojstas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
No mês passado, o número de inadimplentes avançou 3,84% sobre o mesmo mês de 2013 – comparação considerada mais apropriada. Foi a menor alta de 2014, informaram as entidades.
Para os economistas da CNDL e do SPC Brasil, a queda da inadimplência em setembro provavelmente está relacionada com a realização de feirões de renegociação de dívidas, que ocorrem tradicionalmente neste período, e com o pagamento do décimo terceiro salário aos aposentados e pensionistas – que ocorre no final de agosto e início de setembro.
“Esses fatores em conjunto podem ter ajudado os consumidores a regularizarem seus compromissos para chegarem às festas de final de ano livres de compromissos pendentes”, avaliou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Ainda assim, a CNDL e o SPC Brasil acrescentaram que o crescimento da inadimplência neste ano foi maior do que a registrada em setembro de 2013, que avançou 2,89% contra o mesmo mês do ano anterior.
54 milhões de inadimplentes
De acordo com os lojistas, 54 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em setembro, com registro no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), contra 55 milhões em agosto deste ano. Deste modo, 1 milhão de pessoas saíram do processo de inadimplência em setembro deste ano. “São as pessoas registradas em serviços de proteção ao crédito”, explicou Kawauti.
Fonte: G1