Conheça melhor as cooperativas de crédito para reduzir custos financeiros

6 de novembro de 2014

Governança e transparência é muito bem avaliada pelo Banco Central. Veja alguns links abaixo do BC que podem indicar as melhores cooperativas

Você conhece as cooperativas de crédito? Deveria. [Você pode se tornar um cooperado] e conhecer este agente financeiro que o ajudará bastante nas suas negociações com seu banco. Por que? Porque as cooperativas costumam trabalhar com taxas bem mais em conta do que você encontra nos bancos tradicionais.

Hoje as cooperativas de crédito têm uma prateleira de produtos muito semelhante a dos bancos e com a livre admissão ficou bem mais fácil encontrar uma cooperativa para chamar de sua. Você não precisa pertencer a uma determinada categoria ou ter uma atividade agropecuária, pois são muitas as cooperativas que não fazem restrição ao perfil do cooperado.

O sistema cooperativo avançou muito nos últimos anos e a governança e transparência é muito bem avaliada pelo Banco Central, que acompanha de perto a evolução deste sistema (veja a reportagem em vídeo aqui).

Elas contam, inclusive, com a cobertura do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que funciona nos mesmos moldes do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para os bancos. Ou seja, cobre até 250 mil reais de depósitos que o cliente tem com a instituição. Para saber mais sobre o sistema cooperativo, clique aqui.

Na página do Banco Central, você encontrará também a lista das cooperativas em funcionamento no Brasil.

Aqui você encontra o link para baixar sem qualquer custo o livro sobre governança no cooperativismo de crédito.

No Portal do Cooperativismo, há muitas informações. Veja mais aqui.

Fonte: G1- Jornal da Globo