O Natal é a principal data comemorativa do varejo, e o que todo lojista quer, claro, é aproveitar o período e dar uma incrementada nas vendas. Em Salvador, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a expectativa é um fim de ano entre 5% e 7% melhor do que foi 2013. Mas para isso, afirmam os especialistas, é preciso investir.
De acordo o consultor do Sebrae Fabrício Barreto, tão importante, nesta época do ano, quanto decorar a vitrine, iluminar a loja ou contratar mão de obra extra é treinar o pessoal em atendimento, técnicas de vendas – além da própria capacitação empresarial.
“O empresário precisa identificar que esse é o momento de fidelizar o consumidor, em função de outros períodos do ano mais fracos. Ele já investiu em produto e, se o preço for bom, ele vai vender. Agora é apostar nas pessoas, que é quem vai atender”, diz.
“Não basta criar meta. Mas, sim, fidelizar. Fazer com que o cliente volte em outras épocas do ano. É uma guerra, e vence quem tiver a melhor estratégia”, diz o consultor.
Gerente da loja de cama, mesa e banho First Class, localizada no Shopping Iguatemi, Délcia Lima conta que todas as dez funcionárias da empresa passarão ainda este mês por capacitação, com um profissional vindo do Rio de Janeiro. E que também já decorou a loja com temas natalinos, assim como faz “todas as datas festivas”.
“Não dá para passar em branco, tem de decorar. E o treinamento das meninas só não aconteceu ainda por falta de agenda no espaço reservado aqui do shopping. Mas vamos fazer nem que tenha de ser em outro lugar”, diz Délcia, que espera vender até 20% mais que em 2013.
Segundo previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal deste ano deve movimentar R$ 31,7 bilhões em vendas – 2,6% mais que o mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Antoine Tawil, os dez primeiros dias de novembro já demonstram que o objetivo de crescer até 7% caminha para ser alcançado.
Lucre mais com as vendas de fim de ano
Preste atenção em detalhes — Faça uma análise do seu comércio do ponto de vista de um consumidor. Observe se falta algo na fachada que ajude a chamar a atenção de quem passa, se a iluminação está boa, se pode tapar um buraco na calçada ou fazer uma rampa de acesso para idosos e cadeirantes
Compre bem — Abastecimento é importante e, por isso, compre em maior quantidade. Lembre-se de que, se o cliente não encontra o que procura, sua loja perde a preferência
Organize o estoque — Muitos lojistas não fazem ideia do número de clientes que perdem pela demora no atendimento. No comércio, muito tempo é desperdiçado com um estoque mal organizado e com vendedores sem saber onde encontrar a mercadoria certa.
Fonte: A Tarde Online