De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar, no mínimo, um presente, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais, na comparação com 2013 (67%).
Apenas 3% disseram que não vão comprar nada para dar de presente, e outros 10% ainda estão na dúvida ou não souberam responder. Além disso, o valor médio gasto com cada presente deve saltar de R$ 86,59 R$122,40, o que significa uma variação real superior a 30%.
O estudo do SPC Brasil constata ainda que, em média, cada consumidor deverá comprar quatro presentes neste fim de ano, mesma quantidade observada no Natal de 2013.
Por outro lado, parcela significativa dos entrevistados afirma querer gastar menos com os presentes de Natal. Se, em 2013, o percentual dos que queriam diminuir os gastos com os presentes era de 13%, em 2014, eles passam a corresponder a 33% dos entrevistados. Outros 40% pretendem gastar a mesma quantia que no ano passado e apenas 27% dos consumidores ouvidos estão dispostos a desembolsar mais neste ano do que no Natal de 2013.
Fonte: Portal da Ilha