“A vitrine é o cartão de visitas da loja”, diz Karine Grisi, consultora do SEBRAE

28 de novembro de 2014
Karine Grisi, Consultora do SEBRAE
Karine Grisi, Consultora do SEBRAE

Uma vitrine bem elaborada pode elevar o faturamento da loja em 40%, segundo pesquisas. Sendo o período natalino um dos mais movimentados do comércio, as vitrines devem receber uma atenção especial por parte dos lojistas.
“A vitrine é o cartão de visitas da loja”, assim classifica a consultora do SEBRAE, Karine Grisi, em entrevista à CDL de Conquista. Karine dá dicas e fala das tendências e dos cuidados que os lojistas precisam ter ao elaborar uma vitrine.

Quais são os cuidados que se deve ter ao ornamentar uma vitrine?

Karine Grisi – Antes de falar em vitrine, precisamos observar como a empresa está se comunicando com o mercado. Existem vários canais de comunicação para que esta empresa consiga ter um acesso maior aos seus clientes. A vitrine é um dos canais importantes.

Para compra por impulso, ou seja, aquela compra que não é planejada, a vitrine tem uma grande influência. Esta acontece por conta do estímulo visual. A primeira pergunta que o lojista deve fazer é: “o que a minha vitrine quer comunicar?”. Atualmente existe uma grande tendência de criar vitrines temáticas, não só vitrines com exposição de produtos. A vitrine precisa passar uma mensagem porque ela se comunica com o cliente.

Existem algumas características de clientes: os passantes – são os que passam em frente à loja, e podem parar em frente à vitrine ou não; os entrantes – que entram na loja por conta da vitrine ou por outros estímulos de comunicação; e os comprantes/recomprantes… Mas nós queremos é que o público que passa em frente à vitrine se sensibilize com aquela mensagem, pare, faça a leitura daquela mensagem e sinta o desejo de comprar aquele produto. Então, a tendência é que vitrine não seja apenas um expositor de produtos, mas deve haver a criação de uma história, de um contexto.

Uma vitrine bonita e bem elaborada desperta o desejo do consumidor entrar na loja. No contexto natalino, a iluminação e ornamentação da vitrine podem influenciar na venda do produto?

Karine Grisi – Uma pesquisa do SEBRAE identificou que o aspecto visual da vitrine pode ampliar as vendas de 12% a 40%, ou seja, a vitrine tem um impacto muito grande no faturamento da loja, no aumento das vendas.

Quanto mais a vitrine for elaborada e quanto mais ela se comunicar realmente com o cliente, quanto mais o lojista investir em decoração, na iluminação, principalmente lojas do comércio de rua (em que o consumidor está exposto a vários outros estímulos para chamar a atenção como outdoor, carro de som, fachadas, panfletos), mais ela tem chance de sair na frente.

Por exemplo: uma vitrine de Natal que crie um cenário, a magia da noite de Natal, com certeza vai gerar emoção. E esta é a palavra-chave!

Com que frequência em que o cenário da vitrine deve ser trocado?

Karine Grisi –Atualmente, a orientação é: a vitrine deve compor um calendário que contemple datas comemorativas, datas festivas da cidade, estações do ano, situações sociais em que aquela comunidade está inserida. Um exemplo, em Conquista, temos a exposição agropecuária, no início do ano. Então, as lojas da cidade podem fazer vitrines temáticas que as vinculem àquele evento festivo da cidade.

O que deve ser mudado periodicamente, toda semana ou todo dia, são as peças de roupas, ou os produtos. Vai depender muito do fluxo de pessoas que passam em frente à loja.

O que deve permanecer até a próxima data comemorativa são elementos decorativos, que são os enfeites.

As vitrines que já estão enfeitadas a 30, 45 dias para o Natal devem ser trocadas no dia 26 imediatamente para o réveillon: as peças, os produtos e os elementos decorativos.

Quais são as dicas para que o lojista elabore uma vitrine para o Natal?

Karine Grisi – Antes de tudo, verificar a manutenção e cuidado da vitrine:
Limpeza e higiene, porque o olhar do cliente pode bater naquela poeirinha que está no canto. Depois disso, observar se as paredes e o teto precisam de pintura, o que deve ser reformado. E a iluminação é primordial. Mesmo durante o dia, as luzes da vitrine devem estar ligadas. E, se a loja utiliza manequins, observar o estado de conservação, o penteado, por exemplo.

Terminado com a manutenção, o lojista deve trabalhar a mensagem de acordo com a proposta da loja. Se já existe uma campanha promocional, esta deve ser encaixada dentro da concepção da vitrine. Pensar na ideia, pesquisar para que os elementos decorativos valorizem a vitrine.

Por último, a escolha das peças que vão ficar expostas. Identificar quais são os produtos, a coleção que o lojista tem interesse em comercializar… ele deve valorizar e trazer para a vitrine o carro-chefe e evitar a poluição visual. Lembrando que “menos é mais”.

É importante contratar um profissional capacitado para elaborar a vitrine, ou capacitar um colaborador para esta função. A vitrine é o cartão de visita da loja.

Por Ascom CDL