Metade dos brasileiros compra por prazer

28 de janeiro de 2015

compras_compulsivasBoas sensações e prazer: metade dos consumidores brasileiros liga o consumo a esses dois fatores. É o que mostra uma pesquisa sobre a Experiência de Consumo do Brasileiro encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz. Entre as classes A e B, esse percentual é ainda maior, de 68%.
De modo geral, o estudo constatou que as compras desnecessárias são mais comuns entre as mulheres (48%, contra 38% dos homens). Elas também são as que mais se arrependem de compras que resultam no uso parcial do produto comprado (20%, contra 12% dos homens). Já em relação à classe social, os entrevistados das classes C, D e E mostram-se mais propensos a realizar compras desnecessárias (43%, contra 38% da Classe A/B).

Veja o que também move o brasileiro na hora de consumir: relaxar (47%), prazer de comprar (43%), melhorar de humor (37%), satisfação pessoal (35%). A melhora de humor é ainda mais comum entre as mulheres (43%, contra 29% entre os homens). O estudo foi realizado junto a 620 pessoas maiores de 18 anos, de todas as 27 capitais brasileiras.

Outras variáveis determinantes são a necessidade de se ter o produto (71%), o preço (44%), as promoções (37%) e a qualidade, marca ou modelo (21%) do que se deseja comprar. Por outro lado, entre os fatores com relativa importância, numa decisão de compra, estão o atendimento (18%), a forma de pagamento (15%) e a propaganda (4%).

Como o ambiente influencia na compra?

E quais são as principais influências relacionadas ao ambiente e às condições oferecidas aos consumidores no momento da compra? Nesse caso, o estudo conclui que as questões financeiras são as mais importantes para os consumidores. Segundo 88% dos entrevistados, o preço é o principal motivo para justificar uma compra. Em seguida, aparecem as promoções e liquidações (78%), a qualidade do produto ou serviço (71%) e as facilidades e os vários meios de pagamento (51%). O apelo das vitrines foi citado por 12% dos entrevistados, sendo mais representativo entre as mulheres (19%, contra 5% dos homens).

O que leva a pessoa a desistir de uma compra?

O valor acima do esperado foi citado por 59% dos consumidores. Taxas extras e outros custos aparecem em segundo lugar, com 44% das respostas, além da falta de opção da forma de pagamento desejada pelo consumidor (40%).

Quais motivos levam o consumidor ao arrependimento?

Nesse caso, os motivos que mais aparecem com frequência têm a ver com a alteração no planejamento financeiro (88% no caso de compra de acessórios para automóveis e motos), gasto sem proveito (100%, no caso de acessórios de moda) e dívidas adquiridas (61%, no caso dos eletroeletrônicos e 88% no caso dos eletrodomésticos).

Fonte: Jornal do Commercio Online