O número de brasileiros utilizando serviços de telecomunicação tem crescido a passos largos. Segundo a Telebrasil (Associação Brasileira de Tele comunicações), no fim de 2014 eram 369,9 milhões de assinantes de TV a cabo, telefone e internet – um aumento de 4% em relação a 2013.
A expansão do setor, junto com a crise econômica e o desemprego, trouxe, no entanto, um grave problema: a inadimplência não para de aumentar.
Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) aponta que o calote nos três serviços em dezembro chegou a 16,21% – a maior alta em 24 meses.
Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, um dos grandes responsáveis pelos resultados é a menor taxa de crédito na economia.
“Em agosto passado, os inadimplentes (em geral) eram cerca de 5º e, em dezembro, 3º. Apesar da redução, ainda está acima do ideal. É um reflete comprarem menos”, afirmou.
Outro fator que pesa é o demostra que as recentes demissões são a causa da inadimplência em 367o dos casos.
“Embora o desemprego trabalhadores não se esse meio tempo que o percoria continua arcando cornos gastos do pacote adquirido”, e sustentabilidade da Boa Vista, Fernando Cosenza.
Seja pelo crédito menor ou pelo desemprego, os especialistas concordam que falta educação financeira ao brasileiro. Cuidados como saber quanto de juros será cobrado ou se a compra cabe no bolso são cruciais. Além disso, é fundamental que o serviço seja desligado assim que o primeiro boleto não for pago para que a dívida não se torne uma bola de neve.
Para quem já está inadimplente , a dica é procurar a empresa para renegociar. “O credor sempre está disposto a resolver o problema. Se o consumidor tiver dinheiro a oferecer, mesmo que seja menos do que o valor total, é aconselhável que procure a empresa e faça uma oferta”, explicou.
Fonte: Diário de S. Paulo