Com mudanças, valor das ligações com mesmo DDD vai cair 22%, em média. Inadimplência com empresas de telecomunicações está crescendo
As ligações locais e interurbanas feitas de fixo para celular vão ficar mais baratas no fim do mês. O problema é que vem aumentando a dificuldade dos consumidores para pagar a conta de telefone.
Isso porque aumentou muito o número de clientes desse serviço, principalmente, de telefone com conexão à internet. Aí a pessoa se empolga ligando e navegando e acaba perdendo o controle das contas.
Com as mudanças, o valor das ligações feitas de telefone fixo para móvel com um mesmo DDD vai cair 22%, em média. No Rio de Janeiro, por exemplo, a tarifa vai de R$ 0,36 por minuto para R$ 0,28. Em São Paulo, a redução será de R$ 0,35 para R$ 0,27 por minuto. Nas ligações em que os DDDs do telefone fixo e móvel são diferentes, a redução será de 12% em média. No caso de São Paulo, a tarifa cairá dos atuais R$ 0,93 por minuto para R$ 0,82 por minuto.
A gente usa bastante, vive com o celular para lá e para cá. Eu por exemplo, moro em outra cidade e trabalho aqui. Para mim é excelente, a noticia é muito boa, afirma analista de sistemas Adriano Santos
A notícia é boa, mas ela vem acompanhada de uma outra que preocupa. Uma pesquisa aponta que a inadimplência dos consumidores com as empresas de telecomunicações está crescendo. O índice é maior do que os de outros setores da economia.
De acordo com o indicador, o número de dívidas em atraso vem desacelerando em todo o país. Em dezembro do ano passado o índice ficou em 3,19% contra 5,43% em agosto do mesmo ano. Já a quantidade de contas atrasadas no setor de telecomunicações avançou para 16, 21%.
Ao longo dos últimos 5, 10 anos, o acesso a combos de TV, celulares, linhas fixas mais que dobrou. O maior acesso a esse tipo de serviço faz também com que mais pessoas se tornem inadimplentes, analisa o gerente financeiro do SPC Brasil Flávio Borges.
A região Norte do país lidera a lista de inadimplência em telecomunicações. Depois vem o Nordeste, Sudeste, Sul e o Centro-Oeste.
Patrick diz que sempre paga a conta do celular. Eu faço tudo por aqui, eu respondo e-mail, trabalho, amigos, tudo. Estou sempre conectado. Se fez a conta tem que pagar, não tem como, afirma consultor de auditoria Patrick Abreu.
André concorda. Para ele, o importante é ficar conectado. Não consigo imaginar. Ficaria difícil. Nosso entretenimento, hoje, é basicamente isso, conta.
Outro levantamento do SPC Brasil mostrou que o gasto do brasileiro com contas de telefone celular e internet chega a R$104 por mês. É bom aproveitar a queda no valor da tarifa, mas também é preciso controlar o uso.
Fonte: G1 – Globo