Tem medo de falar em público? Veja 7 dicas para melhorar nessa tarefa

18 de fevereiro de 2015

Especialista listou tópicos que podem ajudar a perder o receio.
Habilidade pra lidar com imprevistos e preparação estão entre eles

falarpublico

Falar em público é uma tarefa necessária ao longo da carreira de muitas pessoas. Mesmo assim, alguns profissionais entram em pânico só de pensar em discursar diante de uma plateia, ainda que pequena.

A diretora-gerente do Citigroup Linda Descano, dos Estados Unidos, contou em artigo publicado no site do World Economic Forum que já precisou falar em público em mais de mil ocasiões. Ela diz que, apesar de não se considerar uma “discursadora cinco estrelas”, se sai bem nessas situações.

Linda listou 7 conselhos para quem quer perder o medo e melhorar suas técnicas para falar em público. Veja abaixo:

1. Foque no privilégio, não no sofrimento
Linda diz que falar em público pode ser intimidador, mas também é uma oportunidade de dividir uma mensagem pela qual você se interessa muito com outras pessoas – o que pode ser muito legal. Essa mudança de mentalidade pode fazer maravilhas para acalmar os nervos e melhorar a autoconfiança.

2. Antes de preparar o que vai dizer, pesquise sobre o lugar e a plateia
Você não quer aparecer com uma apresentação de PowerPoint em uma sala sem o aparato necessário para mostrá-la, não é mesmo? Quanto mais você sabe sobre o ambiente no qual vai se apresentar e a plateia que o espera, mais chances vai ter de apresentar uma mensagem relevante.

3. Pratique muito e prepare-se
Linda conta que, antes de suas palestras, não apenas prepara o que e como vai dizer, mas também tenta prever possíveis perguntas que a plateia faria e elabora as respostas. Enquanto está praticando, ela não tenta decorar as palavras, mas sim ter certeza de que está memorizando a linha de raciocínio, fluência e mensagem chave de cada assunto. “Acima de tudo, lembre-se de que menos é mais quando o assunto é falar em público. Eu acredito que a média de atenção da plateia é de cerca de 20 minutos.”

4. Cuide da aparência
Escolha roupas e penteados apropriados para a ocasião. O objetivo é mostrar uma imagem que transmita autoconfiança. Se possível, separe a roupa com antecedência para que tudo esteja pronto no “grande dia”.

5. Chegue cedo
Esteja no local com antecedência para examinar o local e gastar alguns minutos observando a plateia, para entender por que eles estão ali e o que esperam da apresentação. Fazer essa aproximação irá ajudar a falar com as pessoas, e não para elas. Depois, passe mais alguns minutos sozinho para checar a aparência, respirar fundo algumas vezes e tirar da mente todas as distrações que possam atrapalhar.

6. Faça uma pausa
Linda conta que usa esse artificio para regularizar a respiração e organizar seus pensamentos, o que a ajuda a se acalmar. Isso também mantém a atenção do público.

7. Esqueça a perfeição e espere o inesperado
Não importa o quanto você se prepare, inevitavelmente irá perder a linha de pensamento em algum momento ou deixar passar algum fato ou estatística durante a sua apresentação. O mais importante é manter a compostura e confiança. Por exemplo, você pode se preparar para falar para um grupo de executivas em meio de carreira e se deparar na verdade com um público de homens, a maioria aposentados, com idade mínima de 75 anos (situação real pela qual Linda passou). Quando o inesperado acontecer, tido o que você tem a fazer é sorrir e seguir em frente. Como parte de sua preparação, pense em vários “e se?” que poderiam te tirar do foco para ter um plano em mãos para cada um deles.

Fonte: G1